De Platão a Zeca Pagodinho

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Pinto, Rafael Jorge Krambeck

Orientador

Eluan Junior, Elizio Jorge

Coorientador

Resumo

Esta monografia de conclusão de curso tem como objeto de pesquisa os anúncios testemunhais utilizados no contexto publicitário. Analisando a essência do testemunho como transmissor de idéias, buscando outros momentos na história da humanidade onde este recurso foi utilizado, constatou-se que há mais de dois mil anos esta técnica já era utilizada por Platão em seus manuscritos. Este trabalho se propõe a interligar a técnica de Platão com a dos publicitários da modernidade. Outra vertente de análise nos anúncios testemunhais foi o efeito de "real" dos mesmos, conceituando este tipo de efeito com as idéias propostas por Barthes em seu ensaio O Efeito de Real. Por último é feita a análise de um caso específico que se tornou um dos mais polêmicos em matéria de anúncios testemunhais no Brasil. O episódio Zeca Pagodinho que foi garoto-propaganda de duas marcas de cerveja em um espaço muito curto de tempo gerando com isso uma busca, fomentada pela mídia, por sua real preferência. Este tipo de reação da mídia e dos próprios telespectadores do comercial era inédito neste tipo de propaganda até então.

Palavras-chave

Comunicação social, Publicidade, Análise do discurso, Propaganda

Citação