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Data

2010

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Seibel, Anderson Luis

Orientador

Wandelli, Raquel

Coorientador

Resumo

Desde seu surgimento, fotografias carregavam junto a si um determinado status de credibilidade, já que devido às características de sua gênese, elas supostamente seriam dotadas de uma incontestável fidelidade ao representarem o que é que fosse fotografado. Imagens fotográficas seriam então detentoras da verdade e perfeitos espelhos da realidade. No entanto, com o surgimento do advento da fotografia digital e com a massiva popularização das capacidades de manipulação da imagem desta nova tecnologia, a fotografia entra em um processo de redefinição conceitual. Agora podemos e devemos desconfiar das fotos. A exatidão, a originalidade e a imparcialidade ao retratar o seu referente se tornam passíveis de contestação. Assim, nesse contexto, as fotografias de mulheres em ensaios sensuais da revista Playboy são também dignas de dúvidas, já que os corpos ali representados não passariam de distorções do real e simulações produzidas digitalmente. Editores munidos de softwares são capazes de modificar e construir corpos por completo, corpos que nada têm de real, são fantasias, possíveis apenas na imaginação e agora também no virtual. Esta monografia pretende analisar as implicações do surgimento da imagem digital para a própria fotografia e para a sociedade, que a todo momento é atingida pela mídia com essas imagens "falsificadas" e pelos ideais nelas impregnados

Palavras-chave

Fotografia - Efeitos especiais, Fotografia - Técnicas digitais, Fotografia publicitária, Corpo humano, Estética

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