Idolatria e indústria cultural: como a influência de um ídolo pode interferir nas relações intrapessoais dos fãs

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Calegari, Bruna Duarte

Orientador

Junior, Mario Abel Bressan

Coorientador

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar quais os motivos que levam um fã a manter uma relação de idolatria com um artista no contexto da indústria cultural. São abordados conceitos e busca-se entender de que maneira a cultura popular faz parte disso e interfere direta ou indiretamente na vida de quem a consome. Para que o objetivo seja atingido, a metodologia utilizada na pesquisa teve finalidade exploratória, contendo uma pesquisa qualitativa de descrição e análise de conteúdo a partir de entrevistas com perguntas preestabelecidas, realizadas com 20 pessoas. Os principais resultados mostram que cada pessoa age de um modo diferente, pois possuem interesses diferentes, levando em consideração seus gostos pessoais. Portanto, as relações de idolatria servem não apenas para consumo de entretenimento, como também é levado em consideração o quesito emocional e psicológico dos fãs.

Palavras-chave

Comunicação, Indústria cultural, Cultura Pop, Fãs

Citação