Idolatria e indústria cultural: como a influência de um ídolo pode interferir nas relações intrapessoais dos fãs
Carregando...
Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Calegari, Bruna Duarte
Orientador
Junior, Mario Abel Bressan
Coorientador
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar quais os motivos que levam um fã a manter uma relação de idolatria com um artista no contexto da indústria cultural. São abordados conceitos e busca-se entender de que maneira a cultura popular faz parte disso e interfere direta ou indiretamente na vida de quem a consome. Para que o objetivo seja atingido, a metodologia utilizada na pesquisa teve finalidade exploratória, contendo uma pesquisa qualitativa de descrição e análise de conteúdo a partir de entrevistas com perguntas preestabelecidas, realizadas com 20 pessoas. Os principais resultados mostram que cada pessoa age de um modo diferente, pois possuem interesses diferentes, levando em consideração seus gostos pessoais. Portanto, as relações de idolatria servem não apenas para consumo de entretenimento, como também é levado em consideração o quesito emocional e psicológico dos fãs.
Palavras-chave
Comunicação, Indústria cultural, Cultura Pop, Fãs