Propaganda ideológica e padrões de beleza: estudo de caso da marca Lupo

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Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Bernardo, Naiá Anacleto

Orientador

Silveira, Teresinha

Coorientador

Bressan Júnior, Mário Abel

Resumo

The present work aims to carry out a study about the ideological propaganda that involves the beauty standards of modern society, through the accomplishment of a case study involving advertising campaigns of the LUPO brand. Initially, the research is due to the definition of what would be beauty and its development in the history of civilization, with a special focus on how the premises that involve the cult of beauty migrated from a purely artistic conception to an ideological reality related to the consumer market . Subsequently, the debates enter into the concepts of ideology, demonstrating how the influence of the media contributes to the consumption behavior of society, especially as regards the characterization of new values ​​that involve the ideal of beauty, which go beyond the perfect body and encompass concepts of well-being, health, intelligence, purchasing power and social prestige. The focus is on specifying how these concepts add to the conception of beauty and propagate ideologically through globalized and polarized advertising. Finally, the research has the case study involving episodes related to advertisements of the LUPO brand, highlighting the ideological aspect corresponding to each of them, as well as the values ​​listed that match the contemporary conception of beauty and how the LUPO brand uses the artistic manifestations of beauty into something purely commercial according to the imposed ideology.
O presente trabalho tem por objetivo a realização de um estudo acerca da propaganda ideológica que envolve os padrões de beleza da sociedade moderna, por meio da realização de um estudo de caso envolvendo campanhas publicitárias da marca LUPO. Inicialmente, a pesquisa fica por conta da definição do que seria beleza e o seu desenvolvimento na história da civilização, com enfoque especial em como as premissas que envolvem o culto ao belo migraram de uma concepção puramente artística para uma realidade ideológica relacionada ao mercado do consumo. Posteriormente, os debates adentram aos conceitos de ideologia, demonstrando como a influência da mídia contribui para o comportamento de consumo da sociedade, principalmente no que tange à caracterização de novos valores que envolvem o ideal de beleza, os quais vão além do corpo perfeito e englobam conceitos de bem-estar, saúde, inteligência, poder aquisitivo e prestígio social. O foco é especificar como esses conceitos se agregam à concepção de beleza e se propagam ideologicamente por meio da publicidade globalizada e polarizada. Por fim, a pesquisa conta com o estudo de caso envolvendo episódios relacionados às propagandas da marca LUPO, salientando o aspecto ideológico correspondente a cada uma delas, bem como quais os valores elencados que condizem com a concepção contemporânea de beleza e como a marca LUPO utiliza as manifestações artística da beleza em algo puramente comercial de acordo com a ideológia imposta.

Palavras-chave

Beleza, Propaganda, Ideologia, Lupo

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