Análise estratégica
Carregando...
Arquivos
Data
2013
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Husein, Nassim Ahmad Hasan Dawod
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de identificar as oportunidades de negócios para a inserção de um produto da Intelbras no mercado emiradense, por meio de uma análise estratégica. Para tanto, fez necessário o levantamento de dados, informações e características sobre o mercado, tendo analisado as questões macroambientais e setoriais, além do estudo sobre o comércio exterior envolvido entre o Brasil e o país. O trabalho traz características da indústria brasileira de telecomunicações, da empresa em estudo - Intelbras - e do produto escolhido para inserção. Para alcance dos objetivos, foi utilizada uma pesquisa aplicada, além de metodologia descritiva, qualitativa e estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio de análise bibliográfica, entrevistas com profissional da empresa e observação direta. A análise estratégica, neste caso, abordou as teorias da análise estrutural da indústria, análise macroambiental e análise SWOT. Com o levantamento dos pontos fracos e fortes da empresa, as oportunidades e ameaças do mercado, e identificando os sujeitos das cinco forças de Porter, foi possível constatar a partir das análises realizadas, que a Intelbras possui grandes chances de atuar no mercado emiradense
Palavras-chave
Comércio internacional, Telecomunicações