Missões internacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Marin, Tiago Oltramari

Orientador

Macedo, Kátia Regina de

Coorientador

Resumo

O artigo abrange a questão do processo de globalização, o comércio internacional e, em detrimento disto, a internacionalização das empresas como opção estratégica para ganhar competitividade. São abordadas as formas de internacionalização que podem ser adotadas pelas empresas e as ferramentas de promoção comercial existentes para buscar novos mercados. Neste sentido, o artigo descreve a Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos como ferramenta de promoção comercial e prospecção de tendências no setor de construção civil e avalia como esta ação contribui para a internacionalização do setor de construção civil catarinense e brasileiro, analisando um questionário de avaliação respondido por empresários que já participaram do evento. Propõe-se ainda a analisar as possibilidades de expansão do comércio bilateral, definindo o mercado Árabe, mais especificamente o dos EAU, e traçando um panorama com o Brasil e com Santa Catarina. Descreve a unidade internacional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e as ferramentas que são disponibilizadas as empresas do estado. De modo descritivo e fundamentado em pesquisas bibliográficas de órgãos governamentais e instituições, visa identificar os resultados já alcançados e oportunidades de melhoria
The article covers the issue of globalization, international trade and, as a result of this, the internationalization of firms as a strategic option to gain competitiveness. Deals with the forms of internationalization that can be adopted by firms and trade promotion tools available to seek new markets. In this sense, the paper describes the Brazilian Mission to the United Arab Emirates as a tool for trade promotion and research of trends in the construction sector and assesses how this action contributes to the internationalization of Brazil¿s and Santa Catarina's construction industry, analyzing a questionnaire assessment completed by entrepreneurs who have already attended the event. It is also proposed to examine the possibilities of expanding bilateral trade, defining the Arab market, specifically that of the UAE, drawing a picture with Brazil¿s and Santa Catarina¿s market. Describes the international unit of the Federation of Industries of the State of Santa Catarina and the tools that areavailable to businesses in the state. Descriptively and based on literature searches of governmental bodies and institutions, aims to identify the results already achieved and opportunities for improvement

Palavras-chave

Relações internacionais, Construção civil, Globalização

Citação