Segmentação de mercados internacionais para expansão da empresa Rampinelli alimentos
Carregando...
Data
2017
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rampinelli, Juliana
Orientador
Mayer, Beatrice Maria Zanellato Fonseca
Coorientador
Resumo
O presente estudo apresenta os segmentos de mercado para a efetivação da expansão no
âmbito internacional da empresa Rampinelli Alimentos nos próximos anos. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfica e descritiva que aborda em seu referencial teórico temas que tratam da
seleção de mercados e segmentação internacional, e é definida quanto aos seus procedimentos
metodológicos como estudo de caso. Por meio da análise de Cluster foi possível segmentar os
mercados para a apresentação da proposta de expansão da empresa. A análise de dados
resultou na apresentação de quatro clusters, nos quais são apontados os mercados que
possuem alta atratividade e acessibilidade, ou seja, que apresentam características potenciais
para a concretização do processo de expansão da empresa, foram apresentados ainda os
mercados com média e baixa atratividade e acessibilidade, e os mercados de linha de corte.
Como resultado do estudo, os mercados identificados como potenciais para a efetivação do
processo de internacionalização no curto prazo foram: Saint Pierre e Miquelon; Enguia;
Chile, Uruguai, Guiana, Ilhas Malvinas; Islândia, Suíça, Sérvia, Albânia.; Cazaquistão.;
Israel, Omã, Iraque; Argélia, Egito; Suazilândia, Namíbia, Botswana, Senegal, Gana, Sudão
do Sul, Zâmbia, Serra Leoa, Quênia, Chade, Gana, Guiné, Congo, Lesoto, Uganda, Benin,
Malawi; Camboja, Indonésia; Myanmar, Paquistão; Coreia do Sul; Kiribati, Ilhas Marshall,
Ilha Christmas, Ilha Norfolk. Por fim, sugere-se à empresa Rampinelli Alimento a realização
de uma pesquisa de mercado, a fim de complementar os resultados apresentados por esse
estudo por meio da análise de Cluster, buscando compreender de forma aprofundada as
características do mercado consumidor dos países alvo.
Palavras-chave
Internacionalização, Rampinelli Alimentos, Clusters, Seleção de mercados internacionais, Segmentação de mercados, Exportação de arroz