Segmentação de mercados internacionais para expansão da empresa Rampinelli alimentos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Rampinelli, Juliana

Orientador

Mayer, Beatrice Maria Zanellato Fonseca

Coorientador

Resumo

O presente estudo apresenta os segmentos de mercado para a efetivação da expansão no âmbito internacional da empresa Rampinelli Alimentos nos próximos anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva que aborda em seu referencial teórico temas que tratam da seleção de mercados e segmentação internacional, e é definida quanto aos seus procedimentos metodológicos como estudo de caso. Por meio da análise de Cluster foi possível segmentar os mercados para a apresentação da proposta de expansão da empresa. A análise de dados resultou na apresentação de quatro clusters, nos quais são apontados os mercados que possuem alta atratividade e acessibilidade, ou seja, que apresentam características potenciais para a concretização do processo de expansão da empresa, foram apresentados ainda os mercados com média e baixa atratividade e acessibilidade, e os mercados de linha de corte. Como resultado do estudo, os mercados identificados como potenciais para a efetivação do processo de internacionalização no curto prazo foram: Saint Pierre e Miquelon; Enguia; Chile, Uruguai, Guiana, Ilhas Malvinas; Islândia, Suíça, Sérvia, Albânia.; Cazaquistão.; Israel, Omã, Iraque; Argélia, Egito; Suazilândia, Namíbia, Botswana, Senegal, Gana, Sudão do Sul, Zâmbia, Serra Leoa, Quênia, Chade, Gana, Guiné, Congo, Lesoto, Uganda, Benin, Malawi; Camboja, Indonésia; Myanmar, Paquistão; Coreia do Sul; Kiribati, Ilhas Marshall, Ilha Christmas, Ilha Norfolk. Por fim, sugere-se à empresa Rampinelli Alimento a realização de uma pesquisa de mercado, a fim de complementar os resultados apresentados por esse estudo por meio da análise de Cluster, buscando compreender de forma aprofundada as características do mercado consumidor dos países alvo.

Palavras-chave

Internacionalização, Rampinelli Alimentos, Clusters, Seleção de mercados internacionais, Segmentação de mercados, Exportação de arroz

Citação