Processo de internacionalização de empresas de software - um estudo de caso da empresa Agriness
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Coelho, Marcus Vinicius
Orientador
Martignago, Graciella
Coorientador
Resumo
The objective of this work is to describe the process of internationalization of a company in the
e-Business market in Brazil, focused on software production, a recent phenomenon that has
raised changes in the theoretical approaches on internationalization processes. A qualitative
research was developed and the type of research strategy was a simple case study through the
collection of primary and secondary data. It was found that the action of formal institutions in
the country of origin reduces the liability of foreignness and liability of expansion of software
development companies and accelerate the process of internationalization; the development of
capacities for internationalization contribute with the organizational climate; the performance
of software companies in the international market generates capabilities that increase the
competitive advantage of companies, including in the domestic market; and creating alliances
with global companies allows for overcoming of liabilities of foreignness and increase the
degree of internationalization
O objetivo deste trabalho é descrever o processo de internacionalização de uma empresa do mercado de e-Business do Brasil, voltada para a produção de software, um fenômeno recente e tem suscitado alterações nas abordagens teóricas sobre processos de internacionalização. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e o tipo de estratégia de pesquisa foi estudo de caso simples através de coleta de dados primários e secundários. Constatou-se que a ação de instituições formais do país de origem reduzem a liability of foreignness e a liability of expansion de empresas desenvolvedoras de software e aceleram o processo de internacionalização; o desenvolvimento de capacidades para a internacionalização contribui com clima organizacional; a atuação de empresas de software no mercado internacional gera capacidades que aumentam a vantagem competitiva das empresas, inclusive no mercado interno; e criação de alianças com empresas globais permite a superação de liabilities of foreignness e aumentam o grau de internacionalização.
O objetivo deste trabalho é descrever o processo de internacionalização de uma empresa do mercado de e-Business do Brasil, voltada para a produção de software, um fenômeno recente e tem suscitado alterações nas abordagens teóricas sobre processos de internacionalização. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e o tipo de estratégia de pesquisa foi estudo de caso simples através de coleta de dados primários e secundários. Constatou-se que a ação de instituições formais do país de origem reduzem a liability of foreignness e a liability of expansion de empresas desenvolvedoras de software e aceleram o processo de internacionalização; o desenvolvimento de capacidades para a internacionalização contribui com clima organizacional; a atuação de empresas de software no mercado internacional gera capacidades que aumentam a vantagem competitiva das empresas, inclusive no mercado interno; e criação de alianças com empresas globais permite a superação de liabilities of foreignness e aumentam o grau de internacionalização.
Palavras-chave
Software, Internacionalização, E-business, Suinocultura, Tecnologia da Informação, Processo de internacionalização