A relevância das redes sociais no desenvolvimento da cultura empreendedora no mundo globalizado

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Data

2013

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Neves, Amanda da Silveira

Orientador

Guerra, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade

Coorientador

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma pesquisa exploratória acerca da influência das redes sociais no desenvolvimento da cultura empreendedora no mundo globalizado. Após a revolução digital, ferramentas inovadoras de interação social foram desenvolvidas trazendo um novo olhar para a forma como enxergamos as relações sociais. No contexto internacional, o empreendedorismo desponta como motor de desenvolvimento social e a articulação das redes sociais perecem intensificar este processo. De maneira a aprofundar a abordagem do tema, foram propostos os seguintes objetivos específicos: contextualizar a Globalização e a Revolução Digital, reconhecer as Redes Sociais como ferramenta de Empreendedorismo no contexto da Globalização e discutir a relevância do Empreendedorismo para os países em desenvolvimento. Em suas características e formas, a monografia caracteriza-se em sua natureza como uma pesquisa básica, analisada de forma qualitativa, de investigação exploratória, utilizando-se de procedimentos bibliográficos e documentais. A partir do exposto, através da investigação, foi possível entender que o processo de criação das redes sociais digitais foi gerado por uma demanda da sociedade de se organizar de maneira coordenada. A partir da análise a cerca do empreendedorismo, pode-se visualizar que países com culturas empreendedoras orientadas por oportunidade ou por inovação traduzem ambientes econômicos diferentes, e que os países desenvolvidos se diferenciam pela orientação inovadora. Em relação ao estudo das teorias das redes socais, pode-se identificar que através das redes sociais distribuídas a cultura empreendedora tende a ter características inovadoras do ponto de vista econômico. Desta forma, concluiu-se que as redes sociais possuem relevância para o desenvolvimento da cultura empreendedora nos mais diversos aspectos
The aim of this study was the development of an experimental research about the social networks influence in the progress of capitalist culture in globalized world. After digital revolution innovative tools were developed for the social interaction producing an additional view in the social relations. In the international context engines for social development and articulation of social networks emerges and intensifies this process. In order to increase the theme several approaches were proposed with specific objectives: Contextualizing Globalization and the Digital Revolution, Recognizing Social Networks as a tool for Entrepreneurship in the context of globalization and discuss the relevance of entrepreneurship for developing countries. This is characterized in its nature as a basic research, qualitatively analyzed, exploratory research, using bibliographic and documentary procedures. From the foregoing, through research it was possible to understand that the process of creating digital social networks was generated by a demand of society to organize a coordinated manner. From the entrepreneurship analysis that countries with driven analysis cultures present either opportunity for innovation or reflect different economic environments. On the other hand, industrialized countries differentiate by innovative orientation. Regarding theories, the study of social networks can be identified through social network that spread the entrepreneurial culture and tends to have innovative features of the economic point of view. Thus one can concluded that social networks are relevant to the development of the capitalist culture in different ways

Palavras-chave

Comunicação de massa e negócios, Mídia social, Criatividade nos negócios, Redes de informação, Globalização

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