A coopetição e a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Cavalcanti, Beatriz Pizzetti

Orientador

Mayer, Beatrice Maria Zanellato Fonseca

Coorientador

Fernandes, Renata Goulart

Resumo

The theme to be presented is related to the presence of coopetition in the internationalization of micro, small and medium enterprises (MSMEs). The present work aim analyze how the coopetition strategy has been used to promote the process of internationalization of micro, small and medium enterprises (SMEs), in order to make available the knowledge to be similarly applied in the Brazilian business community. The research was carried out based on bibliographic references found in scientific databases and books available in the library of the Universidade do Sul (UNISUL) located in Tubarão, SC. For the theoretical basis was due researches theories concerning foreign trade, competitive strategies and interorganizational coopetition. An empirical case study researched on the scientific platforms of the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (Capes) was due in view to purpose of verifying the co-operative implementation in true cases. As a result, eight peer-reviewed articles were analyses, in the Portuguese, English and Spanish languages, between 2010 and 2018. As a result, several models of co-competitive integrations were found in view of the creation or increase of international competitiveness. The research follows with a deductive and monographic approach, in which qualitatively approaches bibliographical studies found. For future research, it is propose the knowledge of specific barriers to Brazilian companies to search for co-competitive targeted solutions.
O tema a ser apresentado é referente a presença da coopetição na internacionalização de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Tem como o objetivo realizar a análise de como a estratégia de coopetição vem sendo empregada para promover o processo de internacionalização de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), em vista de disponibilizar o conhecimento para ser aplicado semelhantemente na comunidade empresarial brasileira. A pesquisa foi realizada com base em referências bibliográfico encontrados em base de dados científicos e livros disponibilizados na biblioteca da Universidade do Sul (UNISUL) localizada em Tubarão, SC. Para a fundamentação teórica foi realizado abordagens a certa de teorias referente ao comércio exterior, estratégias competitivas e coopetição Interorganizacional. Um estudo de casos empírico pesquisados nas plataformas científicas da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é realizado com finalidade de verificar a implementação coopetitiva em casos verídicos. Como resultado, foram abordados oito artigos revisados por pares, dentro do ano de 2010 à 2018, em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Como resultado encontrou-se vários modelos de integrações coopetitivas em vista de criação ou aumento da competitividade internacional. A pesquisa segue com uma abordagem dedutiva e monográfica, na qual aborda qualitativamente estudos bibliográficos encontrados. Para futuras pesquisas, propõe-se o conhecimento de barreiras específicas à empresas brasileiras para a busca de soluções coopetitivas direcionadas.

Palavras-chave

Coopetição, MPMEs, Internacionalização

Citação