Atuação da gerência regional de comércio exterior do Banco do Brasil, localizada em Blumenau (SC), no Programa Exporta Mais

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Data
2008
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Oliveira, Juliana Bittencourt de
Orientador
Antônio, Terezinha Damian
Coorientador
Resumo
O presente relatório tem como objetivo conhecer a atuação da Gerência Regional de Comércio Exterior (GECEX) no programa Exporta Mais do Banco do Brasil, apoiando as ações de incremento das exportações do Governo Federal. A metodologia de pesquisa utilizada foi da indução naturalística, realizada através da pesquisa qualitativa de descrição. Foram coletados dados primários do local do estágio e dados secundários, em acervo bibliográfico e internet. Na revisão bibliográfica foram abordados temas como o comércio internacional, os aspectos operacionais da exportação, comércio exterior brasileiro, programas de apoio à exportação e sistema financeiro nacional, que auxiliaram na contextualização do tema e sua importância. O estágio foi realizado na GECEX, em Blumenau, onde foi possível conhecer a operacionalização do Exporta Mais. O estudo acerca do tema demonstrou que o programa busca a inserção e capacitação das micro e pequenas empresas (MPEs) no comércio internacional, através do atendimento personalizado, prestado pelos gerentes de negócios internacionais; disponibilização de serviços de consultoria às empresas em todas as etapas do processo de exportação; treinamentos; acesso a linhas de financiamento de exportação, principalmente o PROGER Exportação; e ferramentas de promoção comercial, com foco na utilização do Balcão de Comércio Exterior. A análise da operacionalização mostrou que o programa está inserido nas atuais ações de incremento das exportações do Governo Federal, que busca manter o equilíbrio da balança de pagamentos frente à elevação do volume de importação registrado no primeiro semestre de 2008. Ao final, foram propostas recomendações à Instituição para disponibilizar treinamentos sobre o programa e procedimentos básicos do comércio exterior aos gerentes de contas e funcionários que prestam atendimento às empresas pertencentes ao público-alvo; maior divulgação do balcão de comércio exterior no mercado externo; e informar as agências sobre os treinamentos desenvolvidos para o público extern
The present report has as its objective to know the Regional Management of Foreign Commerce performance in the Exporta Mais program from Banco do Brasil, supporting the actions to improve the exports of the Federal Government. The methodology was the naturalistic induction method, through the qualitative descriptive inquiry of description. Primary information was collected from the training place and secondary information was collected in bibliographical source and the internet. In the bibliographical review, issues such as international commerce, the export operational aspects, foreign Brazilian commerce, support programs export and financial national system that assisted in the theme contexting and its importance were approached. The training took place at Regional Management of Foreign Commerce, in Blumenau (SC), a Banco do Brasil branch responsible for giving consultancy in products, services and international business to the executive department, retail and wholesale agencies, where was possible to know the Exporta Mais operationalization. The study about this subject demonstrated that the program searches for the micro and small companies insertion and qualification in the international commerce, through personalized services given by the international business managers; suplly consultancy services to the companies, in all the export process stages; trainings; access to export financing lines, mainly the Export PROGER; and commercial promotion tools, with focus on the Foreign Commerce Counter use. The operacionalization analysis showed that the program is inserted in the present export growth actions of the Federal Government, that tries to keep the payment balance equality in view of the import volume elevation, registered in the first 2008 semester. In conclusion, recommendation to the institution to provide trainings about the program and external commerce basics procedures to the account managers and employees that supply services to the companies of the target public; better promotion of the Foreign Commerce Counter; to inform the agencies about the training developed for the external public, were proposed

Palavras-chave
Banco do Brasil, Comércio internacional
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