Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Monografia Acesso aberto
    Processo de fabricação verde em uma sociedade Corporativa Industrial
    (2024-06) MASSIMO, Enzo Marques; DE ALMEIDA, Gregory Herrera; PINTO, Danielly de Jesus
    O modelo econômico clássico assenta na livre interação das forças de mercado e degrada o Estado ao papel de garante das condições mínimas de segurança e resolução de litígios que permitem a viabilidade dos diversos mercados. A aplicação prática desse modelo econômico historicamente demonstrou falhas que forçaram grandes intervenções governamentais, conhecidas na literatura econômica como "falhas de mercado". Relativamente a esta lacuna do mercado, impõe-se regulamentação específica e fiscalização estatal do seu cumprimento para estabelecer os limites toleráveis desta atribuição de forma a salvaguardar o interesse geral inerente à proteção do ambiente, em oposição à livre iniciativa privada e económica desenvolvimento. emissões máximas de gases de efeito estufa por país. O impacto ambiental deste tipo de instrumento é reduzido a um valor de mercado negociável, circunstância que pode servir como um incentivo para poluir menos, ou pelo contrário, como incentivo para poluir e pagar quem tem capacidade econômica. Para responder a essas e outras questões que possam surgir, o objetivo deste trabalho é descrever a regulamentação dos créditos de carbono e seus impactos na indústria têxtil e a realização dos impactos ambientais. Em relação ao ISSQN, fica claro que o governo brasileiro precisa promulgar uma lei especificando a natureza puramente intangível dos créditos de carbono, uma vez que não há "sessão de serviço" de negociação de CO2 certificados dão créditos de carbono. CO2 é gerado e vendido para empresas nacionais e internacionais que querem mais clareza sobre os negócios que operam e promovem e querem uma tributação adequada para parte da União, já que estados e municípios não podem tributar transações comerciais com certificados de emissão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação de técnicas de Inteligência Artificial na otimização de processos logísticos
    (2025-04) RUSTICE, Leonardo Alexandre de Oliveira; BARCELOS, Arthur Felipe Vanderlei; SANTANA, Victor Borges; Carvalho, Jefferson Silvério de
    O avanço da internet e o surgimento de tecnologias como inteligência artificial (IA) têm reconfigurado a sociedade, influenciando profundamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. A logística, como componente vital das operações empresariais, não ficou à margem dessas transformações. Com a integração da internet, a logística experimentou uma revolução, possibilitando uma globalização sem precedentes e uma gestão mais ágil e eficiente da cadeia de suprimentos, diante disso essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as possibilidades de aplicação de IA nos processos logísticos. Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica que permitiu identificar que a IA possibilita a integração de sistemas, como gestão de compras e estoques, previsão mais precisa da demanda e uma otimização dos níveis de estoque. Além disso, é importante lembrar que o estudo examinou os problemas legais e éticos associados à implementação da IA na logística, a pesquisa ressalta as melhores maneiras de usar a IA na logística de forma ética e legalmente responsável, considerando os problemas crescentes de privacidade e segurança cibernética. É importante promover uma abordagem ética e transparente para o desenvolvimento e uso de sistemas de inteligência artificial na logística. No entanto, a implementação da IA na logística enfrenta desafios significativos, como a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica e recursos humanos qualificados. Apesar dos obstáculos, a aplicação da IA na logística representa um avanço promissor, capaz de trazer benefícios significativos para as organizações, desde que medidas robustas de segurança cibernética e conformidade com regulamentações de proteção de dados sejam implementadas.
  • Monografia Acesso aberto
    Supplier Excellence: Melhoria de processos na solicitação de ação corretiva de fornecedores
    (2021-11-24) Gamba, Beatriz; Fernandes, Bruno; Gonçalves, Edinilson; Scalise, Henrique; Barbosa, Maria
    Na busca por melhoria contínua, as empresas têm procurado cada vez mais fornecedores de alto desempenho, visando a qualidade final de seus produtos e/ou serviços. Diante disto, este estudo trata-se do diagnóstico de viabilidade e implementação de melhorias no processo de solicitação de ação corretiva de não conformidades em empresa do ramo agrícola. Baseando-se no ciclo DMAIC e focando na otimização no tempo dedicado a esta atividade, realizou-se o mapeamento do processo e estudo dos dados por meio de ferramentas estatísticas para verificação das oportunidades diante dos gargalos identificados. Todos os dados coletados tiveram como base amostras coletadas do sistema ETQ. Para correção dos erros mais frequentes, elaborou-se um plano de ação. Este plano teve sua implementação parcial, considerando o prazo estipulado pela empresa para desenvolvimento de ações voltadas à automatização. Para estas ações, foram realizadas simulações no software ARENA®, possibilitando a identificação dos ganhos em dias no tempo do processo e, consequentemente, redução dos custos da companhia. Além destas análises, o presente estudo abordou conceitos de qualidade e gestão, proporcionando uma base para expansão da melhoria contínua na empresa. Com isso, a partir de comparativos do tratamento de não-conformidades anterior e posterior ao redesenho do processo, obteve-se um resultado satisfatório, tendo em vista que o tempo ganho no processo gera um diferencial competitivo para o alcance das metas e objetivos da empresa.