Desenvolvimento de jogo educacional na área de sistema imunológico e circulatório para crianças

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Gerk, João Eduardo Costa
Lima, Rodrigo Azevedo

Orientador

Keller, Simone Füchter

Coorientador

Castiñeira, Maria Inés

Resumo

No ensino atual, percebe-se uma demanda por novas metodologias de ensino-aprendizagem, entre as diversas propostas podem se destacar a aplicação de uma educação mais lúdica e o uso da tecnologia na educação. Unindo estas duas alternativas é possível utilizar jogos eletrônicos educativos como uma ferramenta de auxílio ao aprendizado do aluno, transformando a aula em algo mais interativo e próximo da sua realidade. Isso acontece porque a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos jovens. Baseado nestes argumentos este trabalho é voltado ao planejamento e desenvolvimento de um jogo que seja capaz de transmitir um conteúdo ao aluno de forma intuitiva. O assunto selecionado é voltado para a área de ciências, do ensino fundamental, mais especificamente, o sistema imunológico humano. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. O jogo por sua vez é desenvolvido através de uma metodologia, que faz uso da técnica de prototipação aplicada no modelo espiral. Durante o andar da produção deste trabalho, são aplicadas entrevistas não estruturadas e uma entrevista estruturada, com o objetivo de obter resultados quantificáveis e aplica-los em forma de gráficos. No desenvolvimento do jogo é utilizado a tecnologia de desenvolvimento de jogos provido pela engine Unity, que funciona com o uso da linguagem de programação C#. O produto deste trabalho converge em uma validação, que é a aplicação de um questionário com alunos da correspondente faixa escolar, após eles terem utilizado o jogo. A partir dos resultados desse questionário e com o uso de analises de dados simples, é evidenciado a aplicabilidade do jogo proposto.

Palavras-chave

TICs na pedagogia, Jogo para ciências, Serious game

Citação