Sistema de análise de base de dados de centrais telefônicas
Carregando...
Arquivos
Data
2010
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Leite, Flávio Silveira
Orientador
Castiñeira, Maria Inés
Coorientador
Resumo
Uma das áreas do setor de telecomunicações é a comutação, esta compreende o gerenciamento das centrais telefônicas que atualmente são digitais. Existe um software que controla e administra todas as funcionalidades das centrais telefônicas, por exemplo, a base de dados de encaminhamento, de tarifação, de sinalização e de assinantes. As programações das centrais telefônicas mudam diariamente podendo ser desde poucas linhas de alterações até milhares de linhas. As alterações são feitas de forma manual através dos arquivos de configuração de cada central telefônica. Desta forma, a proposta deste projeto foi a construção de um sistema para agilizar e automatizar a consulta e a elaboração das bases de dados desenvolvidas no dia-a-dia de trabalho dos técnicos. Foram consideradas as centrais telefônicas do fabricante Siemens, modelo EWSD, utilizadas em operadoras de telecomunicações em todo o Brasil. Foi desenvolvida uma ferramenta web implementada na linguagem JAVA, utilizando banco de dados MySQL. A metodologia adotada para o desenvolvimento do sistema foi ICONIX que enfatiza a rastreabilidade dos requisitos através da modelagem realizada em UML. Após a implantação do sistema, este foi validado de forma satisfatória com exemplos de bases de dados simulando 19 centrais telefônicas existentes no Estado de Santa Catarina. Entre as suas características podem ser destacadas a sua interface gráfica amigável e intuitiva, seu bom desempenho e principalmente agilidade oferecida pela automação das tarefas
Palavras-chave
Sistemas de informação gerencial, Banco de dados - Gerência, Telecomunicações, World Wide Web (Sistema de recuperação da informação)