Desenvolvimento de um sistema web: controle de bombeiros comunitários

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Melim, Matheus Ribeiro
Souza, Thiago Thiesen

Orientador

Castiñeira, Maria Inés

Coorientador

Resumo

In Military Fire Department of Santa Catarina – CBMSC – there is no scheduling system to control the schedule of the fire department. Thus was born the idea of developing a system to computerize this process, making it more practical through the web. This work aimed to design and develop a system to computerize this process. As methodological steps of this work, were set as follows: a literature review, through study research literature on software development processes, as well as on the General Regulation of volunteer Service at the Fire Station in Santa Catarina and upon this organization, modeling software using the ICONIX model, system development, validation and testing. We opted for the web architecture to centralize the process, making information more accessible by the coordinating body of the community projects in the CBMSC. After the conclusion of topics, the development of this work include to the Fire Department of Santa Catarina, an information technology solution which speeds up the scheduling process in an efficient, predictable and achieves the business needs, documented by UML diagrams, which were developed following the methodology ICONIX. Was chosen as the main language in the development of the system the language Microsoft .NET, along with the Database Microsoft SQL Server 2008.
No Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina – CBMSC –, não existe um sistema de controle de agendamento dos Bombeiros Comunitários na Escala de Serviço. Com isso, nasceu a idéia de desenvolver um sistema para informatizar este processo, tornando-o mais prático através da web. Este trabalho tem, como finalidade, planejar e desenvolver um sistema para informatizar este processo. Como etapas metodológidas, deste trabalho, foram estipuladas as seguintes: revisão da literatura, através do estudo e pesquisas bibliográficas, sobre processos de desenvolvimento de software, assim como sobre o Regulamento Geral do Serviço Voluntário no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e sobre esta entidade; modelagem do software utilizando o modelo ICONIX, desenvolvimento do sistema, validação e testes. Optou-se pela arquitetura web, para centralizar o processo, tornando as informações mais acessíveis à Coordenadoria dos Projetos Comunitários do CBMSC. Após a conclusão destes tópicos, o desenvolvimento deste trabalho disponibiliza ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina uma solução de Tecnologia da Informação que agilizará o processo de agendamento na escala de serviço dos Bombeiros Comunitários de maneira eficiente, previsível e que atinge as necessidades do negócio, documentado através de diagramas da UML, que foram desenvolvidos seguindo a metodologia ICONIX. Foi escolhida como linguagem principal no desenvolvimento do sistema a linguagem Microsoft .NET, juntamente com o Banco de Dados Microsoft SQL Server 2008.

Palavras-chave

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Bombeiro comunitário, ICONIX, Software de agendamento, Escala de serviço

Citação