Interação em ambientes virtuais de aprendizagem : a implantação do EAD no TRE-SP

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2009
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Patrícia Quintas Silvestre da
Orientador
Matuzawa, Flavia Lumi
Coorientador
Resumo
This article describes some precautions to be taken is to create a Virtual Learning Environment. The article involves issues such as choice of platform and tools it offers, the care-student interaction in the interface, until the graphic design of the page. These criteria should be developed aiming to always provide the teacherstudent interaction. However, only the environment is not a synonym for development of learning where teacher and student are not willing to work in this new mode of teaching. The article finally presents the experience of deploying a virtual environment in TRE-SP and describes the care taken in the theoretical foundation presented.
Este artigo descreve alguns cuidados que devem ser tomados ao se criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem. O artigo envolve aspectos como a escolha da plataforma e as ferramentas que ela oferece, os cuidados na interação aluno-interface, chegando até o design gráfico da página. Esses critérios devem ser desenvolvidos visando sempre proporcionar a interação professor-aluno. Contudo, apenas o ambiente não é sinônimo de desenvolvimento da aprendizagem se professor e aluno não estiverem dispostos a trabalhar nesta nova modalidade de ensino. O artigo apresenta por fim, a experiência da implantação de um ambiente virtual no TRE-SP e descreve os cuidados tomados segundo a fundamentação teórica apresentada.

Palavras-chave
Educação a distância, Ambiente virtual, Interação
Citação