Informática como ferramenta de apoio à educação: primeiro passo para a inclusão digital da comunidade Moreira (MG)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silveira, Orlando Carlos

Orientador

Matuzawa, Flavia Lumi

Coorientador

Resumo

SILVEIRA, Orlando Carlos. Informática como ferramenta de apoio à educação:primeiro passo para a inclusão digital da comunidade Moreira (MG). 2018. 44 folhas. Monografia (Licenciatura em Informática). Universidade do Sul de Santa Catarina. This work aimed to aggregate knowledge about scientific methodology, through preparation for future reports and scientific articles. The preparation is divided into stages facilitating the execution of an educational intervention, seeking the digital inclusion of a community called Moreira. Making use of the computer and new technologies and considering that they were students in need and in almost all their totality did not possess technological knowledge. We counted on the work and help of several professionals to be successful in this research, making it possible to show the lack of technological knowledge on the part of this community and to carry out an educational intervention in loco. To contribute to the change of this scenario, the work follows principles and scientific procedures, in order to give sustainability to the project. Computer classes were started and inserted shortly after training courses, thus initiating all project dynamics with students who were previously digitally excluded. Computers, educational softwares and educational websites were used to develop students' interest in education and socialization. In the accomplishment of this research besides the practical work in loco where they were offered informatics and training courses, we counted on bibliographical consultations, focusing as the Case Study in a community in the city of Santa Rita de Ibitipoca / MG. Keywords: Inclusion. Digital. Technology. Education.
SILVEIRA, Orlando Carlos. Informática como ferramenta de apoio à educação: primeiro passo para a inclusão digital da comunidade Moreira (MG). 2018. 44 folhas. Monografia (Licenciatura em Informática). Universidade do Sul de Santa Catarina. Este trabalho teve por objetivo agregar conhecimentos sobre metodologia científica, através de uma preparação para futuros relatórios e artigos científicos. A preparação é dividida em etapas facilitando a execução de uma intervenção educacional, buscando-se a inclusão digital de uma comunidade chamada Moreira. Fazendo uso do computador e novas tecnologias e considerando que eram alunos carentes e em quase toda sua totalidade não possuíam conhecimentos tecnológicos. Contou-se com o trabalho e ajuda de vários profissionais para se ter êxito nessa pesquisa, possibilitando mostrar a falta de conhecimentos tecnológicos por parte dessa comunidade e realizar uma intervenção educacional in loco. Para contribuir com a mudança desse cenário, o trabalho segue princípios e procedimentos científicos, de forma a dar sustentabilidade ao projeto. Foram iniciadas as aulas de informática e inserindo logo após cursos de capacitação, iniciando assim toda dinâmica do projeto com os estudantes que antes viviam excluídos digitalmente. Foram utilizados nesse projeto, computadores, softwares educacionais e sites educativos, para desenvolver nos alunos o interesse pela educação e socialização. Na realização desta pesquisa além do trabalho prático in loco onde foram oferecidos cursos de informática e capacitação, contou-se com consultas bibliográficas, tomando como foco o Estudo de Caso em uma comunidade na cidade de Santa Rita de Ibitipoca/MG. Palavras-chave: Inclusão. Digital. Tecnologia. Educação.

Palavras-chave

Inclusão, Digital, Tecnologia, Educação

Citação