Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
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Data
2008
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rebelatto, Marielle Feilstrecker
Silva, Liziane Hubner da
Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira
Orientador
Loch, Márcia
Coorientador
Resumo
A atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpreta- ção e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemá- tica e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional.
Palavras-chave
Heterogenidade, Dinâmicas, Matemática básica, Produção e interpretação de texto