O bibliotecário de referência virtual no cenário da pesquisa: uma contextualização dentro do processo de ensino e aprendizagem a distância
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Data
2010
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Tomaz, Daiane da Silva Martins
Orientador
Waltrick, Soraya Arruda
Coorientador
Resumo
In contemporaneità con l´espansione dell´Internet si trova l´aumento della ricerca ai servizi virtuali e, nel tempo stesso, appare la preoccupazione rispetto la valutazione dei nuovi metodi d´insegnamento e apprendimento nello spazio della biblioteca, innanzitutto quando si riferisce al servizio all´utente. In tale contesto si è sviluppata questa ricerca tra gli alunni dell´Università del Sud di Santa Catarina, Unità Universitaria di Araranguá, il cui obiettivo è quello di valutare l'uso del catalogo virtuale della Biblioteca Universitaria. Lo studio è basato su un approccio teorico e sull´analisi di un questionario risposto da alunni che avevano già frequentato delle discipline a distanza. Il risultato ha evidenziato che gli alunni che si sono distaccati nell´utilizzazione del catalogo virtuale sono stati quelli che hanno acquisito le abilità per l´uso di esso. Perciò, si conclude che è necessaria l´offerta di corsi formativi, siano in presenza che a distanza, affinché l´utente possa utilizzare ampiamente questa modalità di servizio.
Em paralelo com a expansão da Internet está o aumento da busca por serviços virtuais e, ao mesmo tempo, surge também a preocupação em avaliar novos métodos de ensino e aprendizagem dentro do espaço da biblioteca, quando se fala, principalmente em atendimento ao usuário. Neste contexto, desenvolveu-se esta pesquisa com os alunos da Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Universitária de Araranguá, tendo como objetivo avaliar o uso do Serviço de Referência Virtual da Biblioteca Universitária. O estudo fundamentou-se através do referencial teórico e análise da aplicação de um questionário com os alunos que já haviam cursado disciplinas a distância. O resultado mostrou, que os alunos que foram capacitados para o uso dos serviços virtuais foram os que se destacaram na utilização dos mesmos. Conclui-se, portanto, que há necessidade de capacitações, sejam presenciais ou a distância, para que o usuário faça uma utilização mais ampla estes serviços.
Em paralelo com a expansão da Internet está o aumento da busca por serviços virtuais e, ao mesmo tempo, surge também a preocupação em avaliar novos métodos de ensino e aprendizagem dentro do espaço da biblioteca, quando se fala, principalmente em atendimento ao usuário. Neste contexto, desenvolveu-se esta pesquisa com os alunos da Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Universitária de Araranguá, tendo como objetivo avaliar o uso do Serviço de Referência Virtual da Biblioteca Universitária. O estudo fundamentou-se através do referencial teórico e análise da aplicação de um questionário com os alunos que já haviam cursado disciplinas a distância. O resultado mostrou, que os alunos que foram capacitados para o uso dos serviços virtuais foram os que se destacaram na utilização dos mesmos. Conclui-se, portanto, que há necessidade de capacitações, sejam presenciais ou a distância, para que o usuário faça uma utilização mais ampla estes serviços.
Palavras-chave
Bibliotecas, Serviço de Referência Virtual, Bibliotecários, Ensino, Usuários, Serviço de referência virtual