A implantação de uma brinquedoteca no núcleo arte educação como instrumento de intervenção do trabalho do serviço social

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Data

2010

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santos, Catillin dos

Orientador

Panceri, Regina

Coorientador

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a brinquedoteca como instrumento de trabalho do Serviço Social e a sistematização desta no Núcleo Arte Educação (NAE) da IDES/PROMENOR. Ele mostra como a brincadeira tem importante função para a criança, permitindo relacionar os interesses e as necessidades com a realidade a ser "descoberta", como uma forma de expressão, reflexão, organização e construção do mundo em suas várias etapas de desenvolvimento. Através das brincadeiras é possível observar as interações das crianças com seus colegas como também, individualmente, a criatividade e as suas manifestações lúdicas. Além da observação, a atividade lúdica proporciona uma aprendizagem mais prazerosa, despertando maior interesse e promovendo melhores respostas às atividades socioeducativas. Ao final é mostrado como ocorreu a sistematização da brinquedoteca no NAE, considerando as restrições e obstáculos encontrados.

Palavras-chave

Serviço social, Serviço social com crianças, Brinquedotecas

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