Projeto de extensão de defesa de direitos da criança, adolescente e de famílias do curso de serviço social - Unisul junto a Defensoria Pública da União-SC

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Data

2009

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Seibt, Mayara R.
Silva, Pâmella R. F. da

Orientador

Oliveira, Andréia de

Coorientador

Resumo

Este trabalho tem por finalidade abordar a importância da inserção de um projeto de extensão entre universidade e Defensoria Pública da União de Santa Catarina, ressaltando a relevância da atuação do Serviço Social neste espaço sócio-jurídico. A parceria ocorreu através do projeto de extensão denominado Defesa de Direitos da Criança, Adolescente e de Famílias, onde foi o espaço de vivência prática de estágio destas acadêmicas, e que contribuiu para evidenciar a prática profissional do assistente social voltada na garantia e efetivação de direitos. Desta forma, optou-se primeiramente em situar o Curso de Serviço Social na Unisul, e a contextualização da Defensoria Pública da União como espaço de defesa e garantia de direitos. Abordando, de forma clara e objetiva a inserção do Serviço Social no âmbito sóciojurídico, procurou-se descrever e analisar o trabalho do assistente social na DPU/SC, com ênfase nas dimensões técnico-operativa, ético-política e teóricometodológica da experiência vivenciada. Na seqüência, aborda-se a importância do Projeto de Extensão de Defesa de Direitos da Criança, Adolescente e de Famílias na Defensoria Pública da União – SC no processo de formação. Assim, o presente estudo adota elementos fundamentais à compreensão da temática, sendo verificada a necessidade do profissional do Serviço Social em se inserir nesses espaços que buscam diretamente a efetivação dos direitos garantidos. Entendeu-se que o estágio na Defensoria Pública da União propiciou o desenvolvimento das aptidões para o campo profissional, despertando habilidades e competências para o agir profissional comprometido com a perspectiva ético-política adotada pela categoria. Ao mesmo tempo em que estimulou a pesquisa e atualização de conhecimentos, constituiu-se em oportunidade singular para que estas acadêmicas vivenciassem novas experiências, extraindo conhecimentos que enriqueceram o aprendizado, ao gerar questionamentos sobre o agir profissional em uma perspectiva ético-política.

Palavras-chave

Defensoria Pública da União – SC, Estágio supervisionado, Serviço Social

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