Entre marketing e responsabilidade social
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Data
2007
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Oliveira, Aline Daniele Silva de
Orientador
Brandão, Alessandra
Coorientador
Resumo
Este trabalho considera a Responsabilidade Social um mito criado por uma necessidade de vender, por parte de empresas, e de consumir, por parte da população. Partindo deste princípio, os objetivos do trabalho são questionar as teorias de marketing social e repensar seu uso como uma estratégia a fim de conquistar o suposto título de Responsabilidade Social. Para isso, foram buscados o estudo e a análise da campanha social: "O Amor é a Melhor Herança. Cuide das Crianças", criada pelo Grupo RBS de comunicação. Entretanto, este trabalho centralizou os questionamentos em um dos veículos cuja publicação da campanha teve grande ênfase: o jornal Diário Catarinense. A fim de questionar a Responsabilidade Social, buscou-se fundamentação teórica em pensamentos de autores que possibilitaram uma outra interpretação para as clássicas definições da "boa ação social" definidas pelo marketing.
Palavras-chave
Diário Catarinense - RBS Jornal, Responsabilidade social da empresa, Comunicação de massa, Jornais, Marketing