Entre marketing e responsabilidade social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Oliveira, Aline Daniele Silva de

Orientador

Brandão, Alessandra

Coorientador

Resumo

Este trabalho considera a Responsabilidade Social um mito criado por uma necessidade de vender, por parte de empresas, e de consumir, por parte da população. Partindo deste princípio, os objetivos do trabalho são questionar as teorias de marketing social e repensar seu uso como uma estratégia a fim de conquistar o suposto título de Responsabilidade Social. Para isso, foram buscados o estudo e a análise da campanha social: "O Amor é a Melhor Herança. Cuide das Crianças", criada pelo Grupo RBS de comunicação. Entretanto, este trabalho centralizou os questionamentos em um dos veículos cuja publicação da campanha teve grande ênfase: o jornal Diário Catarinense. A fim de questionar a Responsabilidade Social, buscou-se fundamentação teórica em pensamentos de autores que possibilitaram uma outra interpretação para as clássicas definições da "boa ação social" definidas pelo marketing.

Palavras-chave

Diário Catarinense - RBS Jornal, Responsabilidade social da empresa, Comunicação de massa, Jornais, Marketing

Citação