Os caminhos do grande irmão

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2007
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Moraes, Karin Helena Antunes de
Orientador
Wolff, Jorge Hoffmann
Coorientador
Resumo
O reality show é um gênero televisivo que vem se expandindo em todo o mundo. No Brasil, um dos programas de maior sucesso de audiência é o Big Brother Brasil produzido na Holanda em 1999 pela Endemol. O programa consiste em confinar em uma casa luxuosa e vigiada por câmeras 24 horas por dia, um determinado número de pessoas (a primeira edição contou com 12 participantes passando para 14 na terceira e 16 na sétima) que não se conhecem e não são conhecidas do grande público. A cada semana dois participantes se enfrentam no "paredão", o mais votado pelo público deixa a disputa pelo prêmio de R$ 1 milhão de reais. O vencedor sai do último "paredão" onde o público vota em quem deve ser o ganhador. O trabalho aborda a apropriação do nome Big Brother (Grande Irmão) criado em 1948 pelo escritor inglês George Orwell em seu clássico 1984 que se constitui em um marco da literatura política mundial.

Palavras-chave
Comunicação de massa, Televisão, Programas
Citação