Processo de apreensão de noções teóricas de calorimetria com materiais instrucionais desenvolvidos para a conversão de registros figurais em registros táteis: uma proposta metodológica

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Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Livramento, Gisele do

Orientador

Cardoso, Marleide Coan

Coorientador

Resumo

Scientific knowledge built up during school life, when significant to the individual, can interfere, for example, with eating habits, hygiene, work safety and even how we relate to society. Physics is a science that often uses figures, tables and graphs to illustrate situations or show results, which makes it difficult to perceive the visually impaired. According to the National Curricular Common Base (BNCC), the physical concepts must be studied using real problems, in order to have meaning for the student, becoming a tool for participation in society. In this sense, it is necessary to modify the way in which society understands the teaching of Physics, characterized by excessive mathematization, apparently without any relation to the reality of the student. It is necessary to use physics teaching to insert students in society, enabling their effective social interaction and enabling them to intervene in the environment around them. In the current context, the school receives students with different special educational needs. Inclusive education advocates the access of all to the school through the creation of educational practices that respect the needs of learners. This work proposes a didactic sequence for the study of calorimetry, covering experiments and the use of materials adapted for the conversion of visual records into tactile and audio descripts, with easily accessible materials and software. Respect for the students' needs involves the adaptation of didactic materials and pedagogical activities, with which the teacher is not accustomed, since their formation is lagged in this sense.
O conhecimento científico construído durante a vida escolar, quando significativo ao indivíduo, pode interferir, por exemplo, nos hábitos alimentares, de higiene, na segurança do trabalho e até mesmo no modo como nos relacionamos em sociedade. A Física é uma ciência que, frequentemente, usa de figuras, tabelas e gráficos para ilustrar situações ou mostrar resultados, o que torna difícil a percepção do deficiente visual. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os conceitos físicos devem ser estudados utilizando problemáticas reais, de modo a ter significado para o aluno, tornando-se uma ferramenta de participação na sociedade. Neste sentido, é preciso modificar o modo como a sociedade entende o ensino de Física, caracterizado pela matematização excessiva, aparentemente sem relação alguma com a realidade do aluno. É preciso utilizar o ensino de física para inserir o aluno na sociedade, possibilitando sua efetiva interação social e capacitando-o para intervir no ambiente ao seu redor. No contexto atual, a escola recebe alunos com diferentes necessidades educacionais especiais. A educação inclusiva defende o acesso de todos à escola mediante a criação de práticas educativas que respeitem as necessidades dos educandos. Assim, neste trabalho, propõe-se uma sequência didática para o estudo da calorimetria, abrangendo a realização de experimentos e a utilização de materiais adaptados para conversão de registros visuais em táteis e audiodescrição, com materiais e softwares de fácil acesso. O respeito às necessidades dos alunos passa pela adaptação de materiais didáticos e atividades pedagógicas, com as quais o professor não está habituado, pois sua formação é defasada neste sentido.

Palavras-chave

Ensino de Física, Conversão de registros, Deficiência visual

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