Os mapas conceituais no ensino de física: uma ferramenta para trabalhar os conceitos de relatividade especial com terceiros anos do ensino médio

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Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Peixoto, Cristiano Felisbino
Ilibio, Michelle Belmiro

Orientador

Morini, Lizandra Botton Marion

Coorientador

Resumo

This work aims to verify the conceptual maps as a teaching tool, used in the classroom to apply the content of special relativity. In order to develop the research, we sought help especially in the learning theory of David Ausubel (2005), in the techniques of using the concept maps proposed by Joseph Novak (1984). There are several methodological tools in teaching today, so it is believed that the introduction of the methodology of conceptual maps in the teaching of physics as a tool of the process of construction of meanings, combined with the study of special relativity, can favor a broader organization of the Knowledge and, in this way, stimulate the learning of the students of the third years of the state public network. Therefore, this work stands as an important contribution.
Este trabalho tem por objetivo verificar os mapas conceituais como ferramenta de ensino, utilizados em sala de aula para aplicação do conteúdo da relatividade especial. Para desenvolver a pesquisa, buscou-se auxílio especialmente na teoria cognitiva de aprendizagem de David Ausubel (2005), nas técnicas de utilização dos mapas conceituais proposto por Joseph Novak (1984). São diversas as ferramentas metodológicas atuando no ensino atualmente, assim, acredita-se que a introdução da metodologia dos mapas conceituais no ensino de física como ferramenta do processo de construção de significados, aliado ao estudo da relatividade especial, podem favorecer uma organização mais ampla do conhecimento em questão e, desta forma, estimular a aprendizagem dos alunos dos terceiros anos da rede pública estadual. Portanto, este trabalho coloca-se como uma contribuição importante.

Palavras-chave

Mapas conceituais, Relatividade especial, Ensino-aprendizagem

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