Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Passarela, Luiz Carlos
Orientador
Batista, Suzana Cimara
Coorientador
Reynaldo, Gilson Rocha
Resumo
This paper aims to apply a didactic sequence on chemical kinetics study in a contextualized way, the where the knowledge of the chemical universe of the automobile paint shop and painting will be approached through a lecture with a professional of the area. From that didactic experience, verify the impact of this learning method on science/chemical teaching activities. From these classroom observations, can be verified that many times the teachers are restricted to the book, and the students can not understand where this chemical concept can be applied, turning the classes monotonous and tiring. It was verified the need of planning a contextualized teaching practice that articulated and the community was looking for an interaction of the students, making them feel agents and not passive in the learning process. The research was qualitative, field study and exploring level, through the quiz semi structured of multiple choices, following Lickert scale. The results shows the knowledge built through a didactic sequence proposal and it shows to be a good alternative to turning the chemical classes more attractive and interesting, e contributed to build knowledge a promote a significant learning.
O presente trabalho teve por objetivo aplicar uma sequência didática no estudo de cinética química, de forma contextualizada, onde o conhecimento do universo químico da funilaria e pintura automotiva foi abordado através de uma palestra com um profissional da área. A partir desta experiência didática, verificou-se o impacto desta forma de ensino aprendizagem nas atividades docentes em ciência/química. A partir das observações em sala de aula, pode-se verificar que muitas vezes os professores ficam restritos aos livros didáticos, fazendo com que os alunos não entendam para onde são aplicados certos conceitos da química e fazendo com que as aulas se tornem monótonas e cansativas. Verificou-se a necessidade de planejar uma prática docente contextualizada que articulasse a escola e a comunidade procurando a interação dos estudantes, fazendo com que os mesmos se sintam agentes e não sujeitos passivos da aprendizagem. A investigação realizada foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo e de nível exploratório, através de questionário semiestruturado com questões de múltipla escolha com as respostas obedecendo a escala de Lickert. Os resultados apontam que ocorreu a construção do conhecimento através da sequência didática proposta e que a mesma apresentou-se como uma boa alternativa para tornar as aulas de química mais atrativas e interessantes, e contribuiu para construir conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa.

Palavras-chave
Cinética química, Contextualização, Funilaria e pintura automotiva, Sequência didática
Citação