A utilização do facebook como ferramenta no ensino da química

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Mateus, Edmar Cascaes
Orientador
Feltrin, Jucilene
Coorientador
Reynaldo, Gilson Rocha
Resumo
The use of social networks is pointed out by the majority of teachers as a means that disrupts the teaching-learning process, the use of cell phones or other electronic devices in the classroom, to access them, distract students and even teachers, who often need to interrupt classes to get attention. The conflict generated leads to a low income. It is in this new reality that teachers need to understand / innovate for a new role as an individual trainer and facilitator of learning, create new activities that can unite the so-called "useful to the pleasant", allowing students to interact and exchange knowledge seen in the classroom through these social networks, since they provoke great interest. The present study studied the Social Network Facebook as a complement to the study in the classroom, and verified that it can be an alternative for the search of knowledge in the discipline of Chemistry in Secondary School helping in the development of competences and attitudes.
O uso das redes sociais é apontado pela maioria dos professores como um meio que atrapalha o processo ensino-aprendizagem, o uso de celulares ou outros aparelhos eletrônicos em sala de aula, para o acesso das mesmas, desviam a atenção dos alunos e até mesmo dos professores, que muitas vezes precisam interromper as aulas para chamar a atenção. O conflito gerado acarreta em suma a um baixo rendimento. É nesta nova realidade que os professores precisam entender/inovar para um novo papel como individuo formador e facilitador da aprendizagem, criar novas atividades que possam unir o chamado “útil ao agradável”, fazendo com que os alunos possam interagir e trocar conhecimentos vistos em sala de aula através dessas redes sociais, já que as mesmas provocam grande interesse. O presente trabalho estudou a Rede Social Facebook como complemento ao estudo em sala de aula, e verificou que a mesma pode ser uma alternativa para a busca de conhecimentos na disciplina de Química no Ensino Médio auxiliando no desenvolvimento de competências e atitudes.

Palavras-chave
Ensino, Rede social, Facebook, Aprendizagem
Citação