Pesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimento

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Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Delfino, Alessandro

Orientador

Reynaldo, Gilson Rocha

Coorientador

Resumo

A pesquisa, como estratégia de ensino, é reconhecida entre os professores das ciências da natureza e matemática e alunos. No entanto, ainda não é devidamente explorada na busca do conhecimento significativo. Pesquisar amplia significativamente os conhecimentos obtidos em sala de aula, não ficando, assim, restritos e fragmentados. A pesquisa para a realização do presente trabalho foi de abordagem qualitativa e nível descritivo, no qual se faz observações e aplicação de questionário semiestruturado no campo de estudo. Portanto, levou à análise e descrição do conhecimento dessas investigações, obtendo-se, assim, a percepção dos alunos e professores a respeito da pesquisa como método de ensino nas escolas públicas da região da Amurel. Os resultados apontam para a importância da pesquisa como estratégia de ensino. Todavia, o método predominante nas salas de aula ainda é o tradicional, no qual o professor repassa as informações no quadro e os alunos copiam e memorizam os conteúdos para as avaliações. Apesar da percepção positiva de que a pesquisa pode ajudar a formar um aluno mais crítico, a pesquisa ainda não faz parte efetiva da rotina da sala de aula.

Palavras-chave

Pesquisar, Amurel, Conhecimento

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