Central de relacionamento da área de RH do Banco Central do Brasil e o endomarketing

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Velho, Edna Rosangela Dias

Orientador

Souto, Alvaro José de

Coorientador

Lohn, José Irineu

Resumo

Endomarketing é um grande aliado das organizações, agindo de forma sistêmica na elucidação dos propósitos, dos objetivos e das mudanças. Nesse sentido entende-se que a ferramenta é eficiente para aumentar o padrão de comprometimento em todos os níveis funcionais. Este artigo pretende analisar a aplicabilidade do endomarketing na Central de Relacionamento do Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil demonstrando, por meio de pesquisa exploratória e de pesquisa bibliográfica, que o elo entre organização e colaboradores deve ser forte e pautado pela transparência e isso só será possível se houver um plano de ação de endomarketing norteador, que estimule o fluxo de informação descendente, ascendente, horizontal e transversal, integrando equipes, departamentos e a organização como um todo. Dessa forma, além de eficientes, os processos organizacionais tornam-se eficazes, ocasionando uma gestão de pessoas efetiva, orientada para os interesses da organização e dos colaboradores.

Palavras-chave

Endomarketing, Gestão, Organização

Citação