Internacionalização de pequenas e médias empresas: estratégias utilizadas dentro de um consórcio de exportação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Peres, Camila de Oliveira

Orientador

Souto, Álvaro José de

Coorientador

Resumo

Os consórcios de exportação começaram a ganhar destaque no Brasil após os casos de sucesso na Itália, contudo por se tratarem de culturas e legislações diferentes entre os países, é necessário reformular a estratégia utilizada dentro desta modalidade. Através de todo conteúdo que estará exibido, é possível notar que nem todas as empresas são capazes de trabalhar no mercado externo, é necessário pensamentos e atitudes específicos. Estes serão demonstrados no decorrer do estudo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo mostrar quais são as estratégias utilizadas através de três casos de sucesso nacional. Será apresentado as principais vantagens ao se ingressar nesse processo de internacionalização, assim como os obstáculos e dificuldades enfrentados. Será indicado a forma que estas empresas utilizaram para começar a internacionalização, explanado também o conceito de consórcio de exportação. Além de esclarecido os órgãos que auxiliam e oferecem suporte as pequenas e médias empresas que desejam iniciar a sua internacionalização. Finalizando desta forma com as cinco principais estratégias observadas e suas respectivas descrições.

Palavras-chave

Estratégia, Exportação, Consórcio

Citação