A mudança do perfil de dominância cerebral na prevenção de acidentes aeronáuticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Tomita, Roberto Kazuyoshi

Orientador

Paula, Giovani de

Coorientador

Resumo

The present work had as general objective to verify the possibility of reducing the amount of aeronautical accidents caused by human factors, applying the concepts of the cerebral dominance profile, formulated by Ned Herrmann, with possibilities of the changes of these profiles of the individuals and their attitudes. In order to achieve the research objective, the methodology used included bibliographical and documentary research in the definition of concepts of accidents, causative factors, in specifics, humans, and contextualization for aviation. The Brain Dominance Theory was guided by the concepts of Ned Herrmann and the Miranda updates. A study was carried out quantitative approach, through the application of a questionnaire. We worked with field research, in the application of a questionnaire for pilots who concluded, in 2018, the Course of Prevention of Aeronautical Accidents, of CENIPA to form a control group. Through the data collected, remarkable characteristics were observed, according to the concepts of Ned Herrmann and the dominant cerebral side of the pilots with flight safety doctrine. From the documentary research of the final reports of aeronautical accidents, human factors that caused accidents were chosen that were not in control group characteristics. The results allowed to conclude in the light of the theoretical reference and the psychometric tools that the outstanding characteristics of human factors that generate accidents in aviation can be identified and treated to mitigate the accidents and aeronautical incidents.
O trabalho teve como objetivo geral verificar a possibilidade de se reduzir a quantidade de acidentes aeronáuticos causados por fatores humanos, aplicando os conceitos do perfil de dominância cerebral, formulado por Ned Herrmann, com possibilidades das mudanças desses perfis dos indivíduos e suas atitudes. Para a consecução do objetivo de pesquisa, a metodologia empregada incluiu uma pesquisa bibliográfica e documental na definição de conceitos de acidentes, os fatores causadores, em específicos, os humanos, e a contextualização para a aviação. A Teoria de Dominância Cerebral foi norteada com os conceitos de Ned Herrmann e as atualizações de Miranda. Realizou-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário. Trabalhou-se com pesquisa de campo, na aplicação de um questionário para pilotos que concluíram, em 2018, o Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, do CENIPA para formar um grupo controle. Por meio dos dados levantados, foram constatadas características marcantes, conforme os conceitos de Ned Herrmann e o lado cerebral dominante dos pilotos com doutrina de segurança de voo. Da pesquisa documental dos relatórios finais de acidentes aeronáuticos, foram selecionados fatores humanos causadores de acidentes que destoaram das características do grupo controle. Os resultados permitiram concluir à luz do referencial teórico e pelas ferramentas psicométricas que as características marcantes de fatores humanos geradores de acidentes na aviação podem ser identificados e tratados para mitigar os acidentes e incidentes aeronáuticos.

Palavras-chave

Ned Herrmann, Dominância cerebral, Perfil, Relatório final, Acidente aeronáutico, CENIPA, Fator humano, Segurança de voo

Citação