Segurança da aviação no aeroclube de Santa Catarina: uma mudança na abordagem operacional

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Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Picolli, Leandro Feller

Orientador

Tavares, Angelo Damigo

Coorientador

Resumo

The research is on the matter of operational security in aviation instruction, a gateway to those who intend to pursue a career as a pilot. It's evident that this is a high risk profession, where a instructor puts himself to teach someone else to fly an aircraft. So, this research has been aimed to understand how the occurrence checked in the year 2012 at Aeroclube de Santa Catarina, produced reflexes in practical flight training. By approaching the development of the air activity in the institution since its creation, it was known the current scenario and how the institution has performed after the report that year, so that potential dangers that could be sanctioned and amplified the safety standards of security, during the instruction traninig. Bibliographic research is based on monographs, manuals, scientific articles and books, with the purpose of understanding how operating factors – aspects involving man in the exercise of the activity – contributed to accidents. Documental data sources and questionnaire applied to instructors subsidized data collection regarding instructions environment and experienced, occurrences to best clarify the evolution of practices and modification of patterns in the current setting, based on organizational structure. After analysis of the data and with the grant of the graphs collected in the annual operational security report available by ANAC, it was concluded that the main taxpayer agent for the accident in the air club, was the operating factor. Such conclusion was based on the observation of institution and evolution of instruction operations after the accident in 2012, which modified the behavior of the board and instructors for a new line of action, based on measures focused on operational safety.
A pesquisa trata sobre o assunto segurança operacional na aviação de instrução, porta de entrada para aqueles que pretendem seguir carreira como piloto. É evidente que esta é uma profissão de risco elevado, onde um instrutor coloca-se a ensinar outra pessoa a pilotar uma aeronave. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender de que forma a ocorrência verificada no ano de 2012 no Aeroclube de Santa Catarina, produziu reflexos no treinamento prático de voo. Ao abordar o desenvolvimento da atividade aérea na instituição desde sua criação, conheceu-se o atual cenário e como a instituição tem atuado após a ocorrência daquele ano, para que perigos potenciais pudessem ser sanados e se ampliassem os padrões de segurança na instrução praticada. A pesquisa bibliográfica baseou-se em monografias, manuais, artigos científicos e livros, com o objetivo de entender como fatores operacionais – aspectos que envolvem o homem no exercício da atividade – contribuíram para os acidentes. Fontes de dados documentais e questionário aplicado aos instrutores subsidiaram a coleta de dados a respeito do ambiente de instrução e ocorrências vivenciadas, para melhor clarificar a evolução das práticas e modificação de padrões na instrução até o cenário atual, com base também na estrutura organizacional. Após análise dos dados colhidos e com o subsídio dos gráficos coletados no Relatório Anual de Segurança Operacional disponibilizados pela ANAC, concluiu-se que o principal agente contribuinte para o acidente no aeroclube foi o fator operacional. Tal conclusão, baseou-se na observação da instituição e evolução das operações de instrução após o acidente em 2012, que modificou o comportamento da diretoria e instrutores para uma nova linha de atuação com base em medidas focadas na segurança nas operações.

Palavras-chave

Segurança operacional, Aviação de instrução, Fator operacional, Acidente, Perigos potenciais

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