As mídias sociais como instrumento de controle social
Carregando...
Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Izabel Lima dos
Orientador
Niehuns, Sidenir
Coorientador
Resumo
This paper analyzes the use of social media by the dwellers of Fortaleza, capital of the state of Ceará, as a tool for social control of Public Administration. The study that gave origin to this work has an exploratory character whose data were collected through an electronic questionnaire. Data analysis took place both quantitatively and qualitatively. The data allowed to draw a profile of the population and identify which media and practices are adopted by the dwellers, as well as which public organs are monitored with greater proximity. Finally, it is verified that the use of social media for social control of the Public Administration still occurs in an irregular and superficial way.
Este artigo analisa o uso das mídias sociais pelos habitantes da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, como ferramenta de controle social da Administração Pública. O estudo que deu origem a este trabalho tem um caráter exploratório cujos dados foram coletados através de questionário eletrônico. A análise dos dados se deu tanto quantitativa quanto qualitativamente. Os dados permitiram traçar um perfil da população e identificar quais mídias e práticas são adotadas pela população, bem como quais órgãos são acompanhados com maior proximidade. Por fim, constata-se que o uso das mídias sociais para controle social da Administração Pública ainda ocorre de modo irregular e superficial.
Este artigo analisa o uso das mídias sociais pelos habitantes da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, como ferramenta de controle social da Administração Pública. O estudo que deu origem a este trabalho tem um caráter exploratório cujos dados foram coletados através de questionário eletrônico. A análise dos dados se deu tanto quantitativa quanto qualitativamente. Os dados permitiram traçar um perfil da população e identificar quais mídias e práticas são adotadas pela população, bem como quais órgãos são acompanhados com maior proximidade. Por fim, constata-se que o uso das mídias sociais para controle social da Administração Pública ainda ocorre de modo irregular e superficial.
Palavras-chave
Controle social, Administração pública, Mídias sociais