A implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Superintendência do Patrimônio da União no Amazonas (SPU/AM): resultados práticos após o segundo ano de utilização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Melo, Viviane Maria de Araujo Oliveira de

Orientador

Flor, Luciana

Coorientador

Resumo

O Sistema Eletrônico de Informações - SEI faz parte do processo de modernização da Administração Pública Federal e constitui uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema de informação. O presente estudo relata quais foram os resultados práticos observados na rotina dos trabalhos administrativos na Superintendência do Patrimônio da União no Amazonas – SPU/AM, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Governo Federal. O estudo foi realizado por meio de levantamento, atualização e análise de bibliografia especializada, referente ao tema de investigação, além de pesquisa realizada por meio de questionários distribuídos entre os servidores da SPU/AM com perguntas sobre a rotina administrativa diária após a implementação do SEI. Os resultados apontam que os principais ganhos foram a economia de tempo e de recursos públicos, visto a drástica redução de consumo do papel, a agilidade processual, a transparência e, em consequência, a busca por um crescimento da eficiência na instituição analisada.

Palavras-chave

Administração pública, Sistema de informação, Qualidade

Citação