Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Monografia Acesso aberto
    Ascensão do jornalismo de jogos eletrônicos no Brasil
    (2022-12-09) Messias, Gabriel
    Esta monografia busca analisar a ascensão do jornalismo de jogos eletrônicos, ou e-sports, no Brasil. O texto baseia-se em estudos e teses que buscam compreender melhor a cultura digital da sociedade contemporânea e fazer um apontamento ligando com a teoria da Agenda Setting. Com apoio da matéria “Indústria de eSports: A Incrível Ascensão dos eSports”, do veículo “Suco de Mangá”, que tem como objetivo apresentar uma análise de como os jogos eletrônicos vem ocupando espaço no mercado de esportes profissionais. Sendo assim, fazendo uma análise qualitativa e baseando-se na teoria da agenda setting, foi possível ampliar a percepção de como a mídia tem se adaptado as novas formas de cultura digital.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel das cidades rurais para o desenvolvimento do agronegócio
    (2022-12-09) Mendonça, Diego
    O presente artigo científico tem a finalidade de descrever como a Agência Pública conduziu a reportagem “Vão-se os bois, ficam os danos”, investigando os recursos de apuração utilizados para a construção do texto e analisando os discursos dos locutores, até a chegada da conclusão de que o setor agropecuário prejudica o desenvolvimento social de Aurora do Tocantins (TO). Dividido em três tópicos, o artigo relaciona a ordem dos fatos apresentados, bem como as diferentes interpretações geradas a partir do mesmo tema central. O livro “Análise de discurso”, de Eni Orlandi, grande referência do campo linguístico, foi amplamente utilizado para adquirir embasamento teórico e construir toda a investigação deste material.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O poder da mídia: A noticiabilidade da violência doméstica contra a mulher
    (2022-12-07) Couto, Thamyris
    Por meio deste artigo científico, buscou-se mostrar como a mídia retrata a violência doméstica contra a mulher, e sua continuidade no Brasil ainda no século XXI. Desta forma, o discurso parte do princípio da herança cultural e histórica do patriarcalismo, que segue enraizada na sociedade, e acarreta em atitudes como estas. Com o auxílio da grande reportagem da Universa Uol, “Ser Mulher no Brasil Machuca”, somada a notícia do G1 Saúde, “27% das mulheres de 15 a 49 anos sofreram violência doméstica durante a vida, diz estudo da 'The Lancet''', como parte estatística do trabalho, pretende-se refletir sobre as causas dessa violência contra a mulher. Desta forma, fazendo uso da metodologia qualitativa, baseada nos estudos de Laurence Bardin, foi possível se aprofundar mais no tema e mostrar outras percepções de um problema no Brasil que está longe de ser resolvido. Além disso, como objetivo central, buscou-se retratar como a violência doméstica contra a mulher é abordada pelos veículos de comunicação, a partir das matérias selecionadas, e o tipo de linguagem utilizada para tratar do assunto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Como a mídia brasileira lida com a ascensão da Fórmula 1 no país? Uma análise das reportagens "Entenda como a Fórmula 1 rejuvenesceu seu público e criou uma base de fãs ainda mais engajada" e "Fórmula 1 cresce em TV e redes sociais pelo 3º ano seguido; Brasil segue entre líderes de mercado"
    (2022-12-07) Principe, Rafaela
    Este artigo científico aborda como a mídia brasileira percebeu e retratou o crescimento do interesse do público jovem pela Fórmula 1 nos últimos anos. Com este estudo, analisamos a maneira pela qual o jornalismo já visionava o acontecimento em 2020, um ano após o lançamento da série “Drive to Survive”, produzida pela Netflix, em que, além de retratar para o público as corridas do campeonato, narra os conflitos dos pilotos e equipes. Além disso, este estudo aborda como as mídias sociais se mostram presentes durante este fenômeno.Esta análise seguiu como base de apoio duas matérias publicadas por veículos nacionais. A primeira foi divulgada pela Folha de Pernambuco no ano de 2021, “Entenda como a Fórmula 1 rejuvenesceu o seu próprio público e criou uma base de fãs ainda mais engajada”, sendo seguida pela publicação do Globo Esporte, publicada em 2020, “Fórmula 1 cresce em TV e redes sociais pelo 3° ano seguido; Brasil segue entre líderes de mercado”.
  • Monografia Acesso aberto
    O papel da imprensa no debate sobre a influência das redes sociais na saúde mental
    (2022-12-09) Ferreira, Nicolle Nicolle
    Por meio desta monografia, buscou-se compreender como a saúde mental é retratada na imprensa. Este discurso se baseia em estudos e hábitos aparentes na sociedade atual, e como o desenvolvimento das redes está, de certo modo, ligado aos gatilhos mentais. Com o auxílio da grande reportagem "Estudo aponta que uso das redes sociais pode causar depressão e ansiedade”, do jornal O Valor Econômico, pretende-se analisar a construção de uma matéria jornalística focada no assunto: saúde mental; e compreender como os veículos de comunicação buscam abordar esse assunto. Desta forma, fazendo uso da metodologia qualitativa, com embasamento na agenda setting e o livro “Nação Dopamina", da escritora Dra. Anna Lembke, foi possível se aprofundar na análise e ter uma noção maior de como a imprensa apura a discussão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Entrevista do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva ao Jornal Nacional (25/08/2022): uma análise de discurso
    (2022-12-09) Souza, Lucas Costa
    Este artigo científico visa explorar a sabatina com o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, realizada no dia 25/08/2022, pelo Jornal Nacional, da emissora TV Globo, através do método de Análise de Discurso, que considera a maneira como ocorrem as elaborações ideológicas de um texto. O artigo analisa o discurso de Lula sob três eixos: promoção da própria candidatura à presidência da República, contraposição ao governo de seu principal adversário político, Jair Bolsonaro, e respostas adequadas aos entrevistadores. Também fez parte da análise o método de entrevista aplicado por William Bonner e Renata Vasconcellos. A análise realizada foi feita com base nos estudos de Eni Orlandi, pioneira no Brasil neste tipo de metodologia. O artigo também se propõe a explorar como dois veículos de mídia com posicionamentos ideológicos distintos, “UOL” e “Os Pingos Nos Is”, reagiram à sabatina, com vistas para a parcialidade ou imparcialidade e repercussão geral da entrevista. Através da análise efetuada, foi possível concluir que Lula atingiu os três objetivos de seu discurso e que a entrevista ficou pouco defasada especialmente no primeiro tópico de diálogo, corrupção. Já os veículos reagiram como o esperado: os Pingos nos Is que apresentavam comportamento contrário à candidatura petista tonificou os deslizes do candidato, e o UOL adotou um posicionamento mais objetivo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da série documental "Em Nome de Deus" e o jornalismo como porta-voz das vítimas de abuso sexual
    (2022-12) Gomes de Novais, Paloma
    Este artigo científico teve como objetivo analisar como o jornalismo investigativo acerca do caso João de Deus, exposto na série documental "Em Nome de Deus", serviu de porta voz para as vítimas de abuso sexual ocorridos na Casa Dom Inácio de Loyola. Aqui também foram discutidos os principais aspectos da produção, assim como os processos de apuração realizados. A metodologia qualitativa é a utilizada para o trabalho, aliada à análise de conteúdo e pesquisa bibliográfica, com apoio especial da obra A Casa: A história da seita de João de Deus. Para aprofundamento da análise foram realizadas entrevistas com o autor do livro, o jornalista Chico Felitti, e a roteirista do documentário, Camila Appel. A escolha do tema se deve à relevância do trabalho jornalístico para que os crimes praticados por João Teixeira de Faria viessem a público, assim resultando na prisão do acusado.
  • Monografia Acesso aberto
    As transmissões de futebol via plataformas de streaming. A grande oferta e as dificuldades de acesso: uma análise do discurso jornalístico
    (2022) Rocha dos Santos, Raisa
    Este estudo analisa a narrativa do jornalismo esportivo perante as mudanças que se impõem a partir da consolidação do modelo digital de transmissões esportivas via tecnologia do streaming. Apontado como um formato mais democrático, diferentes campeonatos no Brasil só puderam ser acompanhados na íntegra, em 2022, a partir da assinatura de mais de um serviço, fosse por plataformas digitais, fosse em canais de televisão por assinatura. Apoiado em ferramentas da pesquisa qualitativa e quantitativa, busca entender a atuação do jornalismo nesta transição via análise de veículos digitais especializados em esportes, concluindo que os periódicos não travam este debate. Para tal, apresenta introdução descritiva e histórica da relação íntima entre o futebol e a televisão no Brasil, especialmente a Rede Globo, assim como o detalhamento das mudanças recentes nos mercados comunicacionais mundiais a partir das fusões de conglomerados de mídia e novos atores no ramo.