Os desafios de implantação e como a educação para o trânsito contribui de forma positiva para o funcionamento da mobilidade urbana

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Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pereira, Reginaldo Laury
Orientador
Mello, Horácio Dutra
Coorientador
Resumo
Tendo em vista que a maior parte da população brasileira circula a pé, ou utiliza o transporte coletivo para os seus deslocamentos, e que o conceito de mobilidade urbana é ainda bastante centrado na circulação de veículos individuais motorizados, devem ser repensadas a apropriação e utilização dos espaços das cidades, de maneira que contemplem as diversas formas de deslocamentos. A Educação para o Trânsito é uma ferramenta importante para que exista uma “nova cultura” sobre mobilidade urbana. Para que isso ocorra é necessário uma “nova” cultura na mobilidade, objetivando uma apropriação equitativa de espaço e de tempo da circulação urbana. Será apresentada, de forma sucinta, como as ações de Educação para o Trânsito, utilizadas pelo gestor do órgão municipal de trânsito estabelece diretrizes pedagógicas direcionadas para uma mobilidade urbana mais cidadã.

Palavras-chave
Desenvolvimento, Educação para o trânsito, Mobilidade urbana
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