O uso de melhores práticas de gerenciamento de riscos em um projeto de implantação de sistema ERP em uma empresa de manufatura

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pereira, Wagner
Orientador
Mulbert, Ana Luisa
Coorientador
Resumo
In the business world, the numerous and accelerated transformations increase the dispute of spaces and clients. Fact is that the volume of information is transmitted in large quantities and speed, with the development of technologies in short span of time. The study aims to present tools for minimizing failures in IT environments, using risk management frameworks as guide. It is used as reference, articles and authors that contributed to the topic, in addition to governance frameworks such as COBIT® 5. In the study also the case is presented in a manufacturing company observed by the author. Finally, research has shown the value of risk management to organizations, as well as the relevance that the subject has, providing satisfactorily to companies, organizations, leaders and IT managers as a means of awareness or a method for application practices.
No mundo dos negócios, as inúmeras e aceleradas transformações aumentam a disputa de espaços e de clientes. Fato é que o volume de informações é transmitido em grandes quantidades e velocidade, com o desenvolvimento das tecnologias em curto espaço de tempo. O estudo tem como objetivo apresentar ferramentas para minimização de falhas em ambientes de TI, utilizando como guia frameworks de gerenciamento de riscos. Aproveita-se como referência, artigos e autores que contribuíram para o tema, além de frameworks de governança como o COBIT® 5. No estudo também apresenta-se o caso em uma empresa do segmento de manufatura observado pelo autor. Por fim, a pesquisa mostrou o valor da gestão de riscos para as organizações, e também a relevância que o tema tem, fornecendo de forma satisfatória para empresas, organizações, líderes e gestores de TI, como um meio de conscientização ou um método para aplicação dessas práticas.

Palavras-chave
Frameworks, Governança de TI, COBIT, ERP, Riscos em TI
Citação