Dois lados da notícia na rede: diferenças de engajamento entre veículos tradicionais e independentes no Facebook

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Tipo de documento
Paper
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Simon, Guilherme
Orientador
Bressan Júnior, Mário Abel
Coorientador
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise da interação de leitores em notícias publicadas na rede social Facebook, com o objetivo de observar as diferenças de engajamento entre veículos jornalísticos tradicionais e independentes. Para a tarefa, utilizamos postagens do O Globo, como uma mídia tradicional, e do Nexo Jornal, como um veículo independente, entre 17 e 20 de maio de 2017, período em que ambos os jornais repercutiram o vazamento do conteúdo da deleção do grupo JBS, escândalo que atingiu diretamente o presidente Michel Temer. A metodologia aplicada para o estudo é a pesquisa quantitativa e qualitativa com análise de conteúdo, a partir dos comentários dos leitores. Tratamos, neste trabalho, de teorias a respeito das redes sociais, apresentando as suas características e destacando as novas relações entre leitores e produtores de conteúdo, buscando entender os processos que envolvem a interação na rede. No campo jornalístico, tratamos da transição dos veículos do meio off-line para o meio online, destacando as características do jornalismo digital e os processos que ainda envolvem essa mudança de ambiente. A conclusão a que se chega é que a interação entre os veículos se diferencia, principalmente, pelo modo com que seus leitores se expressam. No meio tradicional, foram verificadas mais opiniões pessoais e referências alheias às notícias, trazendo à tona diferentes diálogos, independentes ao assunto abordado pelas postagens. Já na mídia independente, o envolvimento aparece mais restrito ao conteúdo das notícias publicadas pelo veículo, com um diálogo mais direto, sem tantas interferências, entre o emissor e o receptor da informação.

Palavras-chave
Jornalismo digital, Redes sociais, Facebook, Engajamento, Mídia tradicional, Mídia independente
Citação