Ponto de apoio cicloviário em Florianópolis: mobilidade e integração

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Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Sanjurjo, Dilma Porto

Orientador

do Prado, Silvio Hickel

Coorientador

Resumo

The fast process of urbanization and the lack of planning in the cities of Brazil, resulted on a mobility pattern, directed to the individual motorized transportation, which for instance, shows itself unsustainable, not only in the sense of environmental protection, but also to attend its own need for urban dislocation, the same in which characterizes life in the city. The traditional response to traffic problems, occasioned by the excess of cars, through an increase of route capacity, not only stimulates its use, aggravating the situation, but also compromises the quality of life in the city. The need for change on this traditional mobility pattern is clear, mainly in the city of Florianopolis, where the challenge is greater. For having a large part of its territory on an island, making it difficult its expansion, besides having a striking geographic feature and a rugged topography. In this context, the proposal and creation of a bicycle path projected in a strategic way would be a key point along with other modes of transportations such as waterways to display that the urban mobility goes beyond massive use, almost exclusive to automobile and buses, and that there are different possibilities and adequate solutions to make the city focused on people’s wellbeing. Thus, the present work has as mission to encourage the use of bicycle as a mode of transport. For that it brings concepts and relevant data about the topic with theoretical fundaments that justifies its importance. Thereby, through the architectonic proposal which supports the cyclist , based on references of projects, it seeks to assign better comfort and convenience to the user, embedded on a proposal of integration of bicycle paths and general guidelines to a better infrastructure in Florianopolis. Which in turn, will promote a life quality, contributing with the wish for a livelier, safe, healthy and lastly, sustainable.
O rápido processo de urbanização e a falta de planejamento das cidades no Brasil, resultou em um padrão de mobilidade, direcionado ao transporte motorizado individual, que por sua vez, mostra-se insustentável, não apenas no sentido de proteção ambiental, mas também para atender a própria necessidade de deslocamento urbano, visto que caracteriza a vida na cidade. A resposta tradicional aos problemas de congestionamento, ocasionado pelo excesso de carro, através do aumento da capacidade viária, não só estimula o seu uso, agravando a situação, mas também, compromete a qualidade de vida nas cidades. A necessidade por mudança nesse padrão tradicional de mobilidade é nítida, principalmente na cidade de Florianópolis, onde o desafio é maior. Por ter a grande parte do seu território dentro de uma ilha, dificultando sua expansão, além de possuir acidentes geográficos marcantes e topografia acidentada. Nesse contexto, a proposta e criação de uma malha cicloviaria projetada de maneira estratégica seria um ponto chave em conjunto com outros modais como o transporte aquaviário para mostrar que a mobilidade urbana vai além do uso massivo, quase exclusivo do automóvel e ônibus, que existem diferentes possibilidades e soluções adequadas para tornar a cidade voltada para pessoas. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Para isso, traz conceitos e dados relevantes a respeito do tema por meio de uma fundamentação teórica, que justifica sua importância. Assim, através da proposta arquitetônica de pontos de apoio para ciclista, embasada em referencias projetuais, busca atribuir melhor conforto e praticidade ao usuário, incorporados a uma proposta de integração da rede cicloviária e diretrizes gerais para melhoria dessa infraestrutura em Florianópolis. Que por sua vez, irão promover qualidade de vida, contribuindo com o desejo de uma cidade mais viva, segura, saudável e por fim, sustentável.

Palavras-chave

Mobilidade, Bicicleta, Apoio para ciclista, Sustentabilidade, Qualidade de vida, Arquitetura e Urbanismo

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