Escola de ensino fundamental integral no bairro do abraão
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Vieira, Marina Eduarda
Orientador
Cattani, Rudivan
Coorientador
Resumo
Este trabalho acadêmico objetiva-se construir uma base
teórica para a elaboração de projeto arquitetônico de
uma escola pública de ensino-aprendizagem infantil e
fundamental em tempo integral, do estudo acerca da
inuência da arquitetura nos ambientes de ensino.
Pretende-se também realizar estudos sobre escolas de
uso público com metodologias de ensino diferenciadas e
ambientes inovadores, além de reetir sobre a inuência
do ambiente de ensino na educação e através disso
executar um partido arquitetônico. O terreno localiza-se
no bairro do Abraão, no município de Florianópolis e, tem
como propósito, abrigar alunos do ensino infantil e
fundamental, e proporcionar o ensino integral através de
atividades extracurriculares.
Com o estudo de referências e fundamentais teóricos, a
análise das condicionantes físicas e legais da área, foi
possível criar um embasamento teórico e de desenho
arquitetônico para o desenvolvimento do partido geral.
O projeto explora a relação da educação com o
ambiente de ensino e como ele pode inuenciar no
ensinamento que se dá aos alunos. O projeto tem como
objetivo criar diretrizes para um projeto arquitetônico de
qualidade, fazendo com que as crianças tenham
melhores condições de aprendizagem e possibilitando a
interação da comunidade com o edifício e maior
autonomia aos estudantes. Propor alternativas a visão
atual das escolas públicas no país, pretendendo
também possibilitar a replicação do projeto em diversos
outros bairros.
Palavras-chave
Arquitetura Escolar, Escola Fundamental, Aprendizado