Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
Carregando...
Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rosa, Beatriz Vidal
Orientador
Quadros, Bianca Milani
Coorientador
Resumo
Este presente trabalho aborda uma proposta de requalificação e a implantação de uma Escola de Ensino Primário: fundamental I - II e médio, para o terreno, classificado como ACI - Área Comunitário/ Institucional, localizado no bairro Abraão, no município de Florianópolis. Frente ao cenário da precariedade em que as escolas públicas Brasileiras se encontram, o intuito do projeto é restaurar a confiança dos jovens nas escolas, buscar também ser um guia dos valores de formação do indivíduo para a sociedade e com sua vida. O projeto tem como conceito norteador uma estrutura de qualidade e sustentabilidade. Visa oferecer ambientes que permitem enriquecer as atividades do modelo pedagógico, seguindo as abordagens que a Doris C. C. K. Kowaltowski propõe, a campifere space, watering hole space e cave space. A construção do embasamento teórico para o desenvolvimento do partido geral, é necessário analisar as condicionantes físicas e legais, e sobretudo estudar o que a literatura oferece a respeito da arquitetura escolar e sustentabilidade. O Projeto explora a relação da arquitetura como ferramenta de ensino para enriquecer a estrutura da aula. O partido arquitetônico será de uma Escola Sustentável que comprometa-se com o meio ambiente e aos
usuários de sua formação.
Palavras-chave
Arquitetura, Escola, Sustentabilidade, Ensino