Ciências Econômicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Monografia Acesso aberto
    A previdência social no brasil: uma análise da desigualdade nos últimos dez anos (2012 - 2022)
    (2023-06-22) Silva, Daniel Correia da
    A desigualdade na previdência social no Brasil continuou sendo um problema persistente no período de 2012 a 2022. Em geral, os grupos mais vulneráveis da população, como os trabalhadores informais e autônomos, tiveram menos acesso aos benefícios previdenciários e recebem pagamentos menores em comparação com os trabalhadores formais. Por outro lado, a reforma (2019) também teve como objetivo reduzir as disparidades entre os trabalhadores do setor público e do setor privado, com um teto salarial unificado para aposentadorias. No entanto, o impacto dessas mudanças ainda é incerto e só será possível avaliar completamente nos próximos anos. Em resumo, a desigualdade na previdência social no Brasil permaneceu uma questão crítica durante o período de 2012 a 2022. A reforma previdenciária de 2019 foi um pequeno esforço para mudar esse quadro, mas ainda há muito a ser feito para garantir um sistema justo e igualitário para todos os trabalhadores brasileiros. À vista disso, está monografia possui como objetivo principal analisar a desigualdade na previdência social brasileira no período exposto acima.
  • Monografia Acesso aberto
    Tório: aspectos econômicos da comparação do plutônio pelo tório na produção de energia nuclear
    (2023-06-13) Barbosa, Miguel
    O presente trabalho tem como temática, os aspectos econômicos da comparação do plutônio pelo tório na produção de energia nuclear. Para o desenvolvimento desta pesquisa adotou-se a metodologia de revisão bibliográfica, sendo esta baseada em livros, revistas e artigos que abordem sobre o tema e que pudessem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa. Assim, o objetivo geral deste artigo busca analisar os aspectos econômicos da comparação do plutônio pelo tório na produção de energia nuclear. Para alcançar esse objetivo, os objetivos específicos buscam, realizar uma revisão bibliográfica sobre as características do tório como combustível nuclear, avaliar os custos envolvidos na produção de energia nuclear com tório em comparação com outros combustíveis nucleares e discutir os benefícios potenciais do uso do tório para a economia. Finalizando, esta pesquisa deixa o tema em aberto propondo que no futuro se realize uma nova pesquisa com a finalidade de contextualizar o que aqui foi apresentado. Juntamente com esta nova pesquisa de contextualização, sugere-se a realização de um estudo de caso.
  • Monografia Acesso aberto
    Os determinantes da desindustrialização brasileira: análise da política macroeconômica do plano real ao primeiro governo Lula
    (2022-12) Pina, Fernando; Moura, Gabriel; Colonelli, Eduardo; Yasuoka, Thiago
    Esta monografia tem por objetivo apontar e evidenciar os fatores determinantes para o processo de desindustrialização brasileiro, ocorrido no período que se inicia com a implementação do Plano Real em 1994 e termina no fim do primeiro Governo Lula em 2006. O fato agravante identificado foi o caráter precoce do processo, pois transcorreu em um momento em que a renda per capita nacional estava em patamares baixos. Com base nisso, pleiteia-se servir como uma análise da relação entre a conjuntura macroeconômica da época e a desindustrialização do Brasil. Baseando-se, em publicações acadêmicas e dados oficiais de fontes variadas. Obtendo-se o resultado de que a política macroeconômica adotada no período foi fundamental para a formação da problemática da desindustrialização no país.