O uso da imagem como estratégia de ensino para a representação de fenômenos biológicos na visão dos professores de Ciências na rede estadual de Tubarão, SC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Biológicas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Becker, Lidiane Gil

Orientador

Tartari, Emerson

Coorientador

Resumo

This work analyzes the use of images as a pedagogical strategy by teachers of the Elementary School of Sciences in State Schools of the city of Tubarão, Santa Catarina. This research aimed to evaluate the use of images as a teaching strategy in the representation of biological phenomena from the perspective of teachers. Regarding the methodology, it is a field research of the descriptive type, with a qualitative approach. As a data collection instrument, a questionnaire was drawn up, containing 12 questions, 9 closed questions and 3 open questions, which deal with the frequency of use of these resources and which are used, as well as their importance and influence on the teaching view through the use images in relation to student learning. Sixteen schools of the Tubarão State Network participated and submitted the questionnaire to 16 science teachers. After the data collection, the data were tabulated in the Microsoft Excel Software that enabled the obtaining of tables and graphs parameterized study. The use of images should be understood as a strategy as complete as all other more traditional rather than just seen as something complementary. The results of this work proved to be positive, and that images can and should be used as a pedagogical strategy to facilitate learning, since the use of images and their frequency were considered as an important tool in the discipline of Science.
Este trabalho analisa a utilização de imagens como estratégia pedagógica por professores do Ensino Fundamental de Ciências em Escolas Estaduais do município de Tubarão, Santa Catarina. Está pesquisa, teve como objetivo avaliar o uso de imagens como estratégia de ensino na representação de fenômenos biológicos na perspectiva dos professores. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva, de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado um questionário, contendo 12 perguntas, 9 questões fechadas e 3 abertas, que abordam desde a frequência do uso desses recursos e quais são utilizados, bem como a sua importância e influência na visão docente mediante a utilização das imagens em relação à aprendizagem dos estudantes. Fizeram parte 16 escolas da Rede Estadual de Tubarão e entregue o questionário a 16 professores de Ciências. Após a coleta, os dados foram tabulados no Software Microsoft Excel que possibilitou a obtenção de tabelas e gráficos parametrizados do estudo. O uso de imagens deve ser entendido como uma estratégia tão completa quanto todas as outras mais tradicionais ao invés de ser vista apenas como algo complementar. O resultado deste trabalho mostrou-se positivo, e que as imagens podem e devem ser utilizadas como estratégia pedagógica facilitadora do ensino aprendizado, pois, o uso de imagens e sua frequência foram consideradas como uma importante ferramenta na disciplina de Ciência.

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem, Imagens, Ciências

Citação