Comparação da motricidade de crianças praticantes e não praticantes de skate
Carregando...
Arquivos
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Freitas, Marianna Valério
Orientador
Souza, Fabrício
Coorientador
Resumo
INTRODUCTION: The skateboard is a sport that requires agility, concentration and
patience, for children it is a great opportunity to evolve in several aspects, for example, the
motricity. OBJECTIVES: To compare the motricity of children who practice and not practice
skate. METHODS: A cross-sectional, descriptive comparative, field study with a quantitative
approach was carried out. The sample was found by 8 children, 4 from the skate group and 4
from the control group, aged between 7 and 11 years, of both sexes. For data collection, the
validated test of Rosa Neto (2002), Motor Development Scale (MDS), was used. RESULTS:
The skateboarding group obtained an average result of 120.00 (SD = 13,856) for IM1, 132.00
(SD = 0.000) for IM2, 108.00 (SD = 21.909) for IM3, 120.00 (SD = 11,776) for IMG and
117.0325 (SD = 17.80158) for QMG. The control group obtained the average result of 130.50
(SD = 3,000) for IM1, 129.00 (SD = 6,000) for IM2, 108.00 (SD = 9,798) for IM3, 122.50 (SD
= 4,435) for IMG and 108.2150 (SD = 18.86701) for QMG. CONCLUSION: Consult the results obtained, when taking the MDS test with skateboarders and non-skateboarders, there was no
statistical difference in the variables of fine motricity, global motricity and balance.
INTRODUÇÃO: O skate é um esporte que necessita de agilidade, concentração e paciência, para as crianças é uma grande oportunidade de evoluir em vários aspectos, como, por exemplo, na motricidade. OBJETIVOS: Comparar a motricidade de crianças praticantes e não praticantes de skate. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, descritivo comparativo, de campo com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 8 crianças, sendo 4 do grupo skate e 4 do grupo controle, com idades entre 7 e 11 anos, de ambos os sexos. Para coleta de dados foi aplicado o teste validado de Rosa Neto (2002), Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). RESULTADOS: O grupo praticante de skate obteve o resultado médio de 120,00 (DP=13,856) para IM1, 132,00 (DP=0,000) para IM2, 108,00 (DP=21,909) para IM3, 120,00 (DP=11,776) para IMG e 117,0325 (DP=17,80158) para o QMG. Já o grupo controle obteve o resultado médio de 130,50 (DP=3,000) para a IM1, 129,00 (DP=6,000) para IM2, 108,00 (DP=9,798) para IM3, 122,50 (DP=4,435) para IMG e 108,2150 (DP=18,86701) para o QMG. CONCLUSÃO: Considerando os resultados apresentados, ao fazer o teste EDM com praticantes e não praticantes de skate não houve diferença estatística nas variáveis de motricidade fina, motricidade global e equilíbrio.
INTRODUÇÃO: O skate é um esporte que necessita de agilidade, concentração e paciência, para as crianças é uma grande oportunidade de evoluir em vários aspectos, como, por exemplo, na motricidade. OBJETIVOS: Comparar a motricidade de crianças praticantes e não praticantes de skate. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, descritivo comparativo, de campo com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 8 crianças, sendo 4 do grupo skate e 4 do grupo controle, com idades entre 7 e 11 anos, de ambos os sexos. Para coleta de dados foi aplicado o teste validado de Rosa Neto (2002), Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). RESULTADOS: O grupo praticante de skate obteve o resultado médio de 120,00 (DP=13,856) para IM1, 132,00 (DP=0,000) para IM2, 108,00 (DP=21,909) para IM3, 120,00 (DP=11,776) para IMG e 117,0325 (DP=17,80158) para o QMG. Já o grupo controle obteve o resultado médio de 130,50 (DP=3,000) para a IM1, 129,00 (DP=6,000) para IM2, 108,00 (DP=9,798) para IM3, 122,50 (DP=4,435) para IMG e 108,2150 (DP=18,86701) para o QMG. CONCLUSÃO: Considerando os resultados apresentados, ao fazer o teste EDM com praticantes e não praticantes de skate não houve diferença estatística nas variáveis de motricidade fina, motricidade global e equilíbrio.
Palavras-chave
Crianças, Coordenação motora, Motricidade, Skate