Avaliação da curva de aprendizado e parâmetros vitais em cães da raça Golden Retriever submetidos ao adestramento de obediência

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Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Agrárias

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Rodrigues, Paulo Henrique

Orientador

Mendonça, Rodrigo Ávila

Coorientador

Terra, Silvia Resende

Resumo

In the contemporary world, the relationship between men and dogs comes with familiar characteristics and no more work, the dogs left the backyards of the houses and entered home. This change can bring some problems of coexistence, because of their animal instinct. And to "adjust" this fellowship, obedience training becomes necessary. The training should be based on learning techniques that aim at the welfare of the animal and promote the necessary behavioral "adjustments". The objective of the present study was to evaluate if young and adult dogs present the same learning curve and if the vital parameters (FC, FR, TºC) change, indicating if there is a difference between the age groups. For the experiment, Golden Retriever dogs were used. Twelve dogs were selected and separated into two groups: (GJ) young group containing 6 dogs from 4 to 6 months and (GA) adult group with 6 animals from 12 to 20 months. Each dog received 22 training sessions that lasted 15 minutes. The exercises of sit, down together and stay were worked, being that, the measurements of the vital parameters were made in the pre and post-training. These exercises were fragmented into 5 steps, 2:30 min for each exercise and 1 min for recreation between each exercise. As training methodology, operant conditioning was used through positive reinforcement (snack) on a continuous reinforcement scale (1st - 9th session), intermittent (10th - 18th session) and without snack (19th - 22nd session). Compared to the physiological values for dogs, there was only alteration in the respiratory frequency of both groups. In pre-training, this change can be described due to associative learning (classical conditioning) presented by the animals. In the post-training, the increase occurs because of the body, facing the exercise, needs to compensate the increase in oxygen consumption by the muscle tissues involved in the exercise dynamics. However, in the evaluation of the learning curve, both exercises presented similar answers. Thus, the method of obedience training employed did not significantly change the vital parameters evaluated, providing welfare to the animal. Another point revealed is that the age, at which the training program started, did not influence the learning curve, since the relation in learning versustraining session were equals
A relação entre homem e cão hoje em dia vem apresentando características de manejo diferentes daquelas utilizadas no passado. Os cães saíram dos pátios das casas, perderam as funções de trabalho e entraram para o interior do lar vivendo como membro da família. Essa mudança pode trazer alguns problemas de convivência proveniente do instinto destes animais, no qual, para adequar esse convívio, o adestramento de obediência torna-se uma ferramenta útil. O adestramento deve estar alicerçado em técnicas de aprendizado que visam o bem-estar do animal e promovam os “ajustes” comportamentais necessários. O objetivo do presente estudo foi avaliar se cães jovens e adultos submetidos ao adestramento de obediência, apresentam a mesma curva de aprendizado e se os parâmetros vitais frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura sofrem alterações, indicando se há diferença entre as faixas etárias. Para o experimento foram selecionados 12 cães da raça Golden Retriever onde foram separados em dois grupos: (GJ) grupo jovem contendo 6 cães de 4 a 6 meses e (GA) grupo adulto com 6 animais de 12 até 20 meses sendo um deles retirado do experimento por comprometimento renal. Cada cão recebeu 22 sessões de treinamento com duração de 15 minutos. Os exercícios trabalhados foram: senta, deita, junto e fica, sendo que, as aferições dos parâmetros vitais eram realizadas no pré e pós-treino. Estes exercícios foram fragmentados em 5 etapas, 2:30 min para cada exercício e 1 min para recreação entre cada exercício. Como metodologia de treino foi utilizado condicionamento operante através de reforço positivo (petisco) em uma escala de reforço contínua (1º - 9º sessão), intermitente (10º - 18º sessão) e sem petisco (19º - 22º sessão). Em comparação aos valores fisiológicos da espécie canina, verificou-se alteração somente na frequência respiratória de ambos os grupos. No pré-treino pode-se descrever essa alteração devido ao aprendizado associativo (condicionamento clássico) apresentado pelos animais, interação entre os cães, visto que os mesmos ficavam alojados no mesmo piquete. No pós-treino, o aumento ocorre, pois, o organismo frente ao exercício necessita compensar o aumento no consumo de oxigênio pelos tecidos musculares envolvidos na dinâmica do exercício. Contudo, na avaliação da curva de aprendizado, ambos os exercícios apresentaram respostas semelhantes havendo alteração somente no exercício de senta, no qual, o grupo adulto apresentou assertividade com aproximadamente 8 sessões de diferença. Sendo assim, o método de adestramento de obediência empregado não alterou de forma significativa os parâmetros vitais avaliados, proporcionando bem-estar ao animal. Outro ponto revelado, é que, a idade para início do programa de adestramento não influenciou na curva de aprendizado, visto que, a relação aprendizado versus número de sessões de treino se iguala para praticamente todos os exercícios.

Palavras-chave

Adestramento, Comportamento, Aprendizado

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