Motivação para a prática regular das aulas de jump numa academia de ginástica
Carregando...
Arquivos
Data
2012
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Neves, André Luiz da Silva
Orientador
Ribeiro, Fabiana de Figueiredo
Coorientador
Resumo
Este estudo teve como objetivo geral investigar os fatores motivacionais que levam à prática regular das aulas de Jump. Os objetivos específicos foram, entre outros, investigar se as aulas de Jump são praticadas visando o controle do estresse; ter mais saúde e longevidade; maior sociabilidade; melhorias nos aspectos estéticos; sentir prazer e se as pessoas visam a competitividade. A pesquisa caracterizou-se como de natureza aplicada, com abordagem quantitativa. A amostra foi não-probabilística do tipo intencional. Participaram desta pesquisa 30 indivíduos do sexo feminino que já realizavam aulas de Jump. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário adaptado do Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), composto por perguntas objetivas com respostas que podiam variar de Isto me motiva pouquíssimo (1) a Isto me motiva muitíssimo (5). Os dados foram tabulados utilizando a estatística descritiva e apresentados em forma de gráficos. Os resultados apontaram que o fator que mais motiva a prática do Jump é o prazer, pois os praticantes mostraram entender que a atividade física é fonte de satisfação, de sensação de bem-estar e uma forma de auto-realização. Percebeu-se que além dos motivos ligados ao prazer, os fatores estéticos como manter-se em forma e ficar com o corpo definido, e também os fatores relacionados à saúde, como melhorá-la e viver mais, foram descritos como muito importantes e isso está diretamente ligado à questão motivacional. A competitividade mostrou ter pouca importância nas questões referentes à motivação para a prática do Jump. Por fim, uma das principais conclusões é que apesar da aula de Jump ser uma aula de ginástica com caráter coletivo, que possibilita muito a sociabilidade de seus praticantes, o prazer ao fazê-la é algo ainda é mais eminente para os seus participantes
Palavras-chave
Ginástica, Motivação no trabalho, Academias de ginástica