Desempenho das habilidades motoras das crianças, de seis anos de idade, do município de São Pedro de Alcântara/SC
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Data
2013
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Müller, Glauceli
Orientador
Schütz, Elinai dos Santos Freitas
Coorientador
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o nível de desempenho das habilidades motoras das crianças, de seis anos de idade, do município de São Pedro de Alcântara/SC. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva e empírica do tipo descritiva. Participaram 17 crianças de seis anos de idade, sendo 10 do sexo masculino e 7 do sexo feminino, residentes no município de São Pedro de Alcântara/SC. O instrumento utilizado para analisar o desempenho das habilidades motoras foi o TGMD-2 - Test of Gross Motor Development, de Dale Urich (2000). Os resultados apontaram para o desempenho motor das crianças dentro da média para a idade. Quando comparados as habilidades verificou-se algumas diferenças. Na habilidade de locomoção, o salto de um pé só foi a habilidade que obteve o escore mais elevado, e a passada foi a habilidade de locomoção com o escore mais baixo. Já na habilidade de controle de objeto o melhor resultado foi obtido na habilidade rebater uma bola parada e o que obteve o escore menos elevado foi o arremesso por cima do ombro. Sendo assim, as crianças investigadas apresentaram nível de desempenho das habilidades motoras na média, sendo esse resultado abaixo do esperado e descrito pela literatura em que buscava-se crianças proficientes, com classificação acima da média ou superior, nas habilidades motoras básicas já no final da segunda infância. Sugerem-se novas pesquisas que possam investigar a qualidade da prática motora oferecida às crianças, para saber de que forma elas recebem estímulos ou orientações por parte dos pais e professores. Pois este fator é importante no desempenho motor das crianças
Palavras-chave
Aptidão física em crianças, Capacidade motora nas crianças, Educação física