Conhecimento do paciente diabético tipo II sobre sua doença: revisão de literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Luiz, Ezequiel Conceição

Orientador

Santos, Rafaela Zulianello dos

Coorientador

Resumo

Resumo Objetivo: Realizar revisão de literatura para identificar os instrumentos utilizados para avaliar o conhecimento dos diabéticos sobre a sua doença e os efeitos de alguma ação educacional sobre este conhecimento. Método: A busca dos artigos foi realizada na base de dados eletrônica “US National Library of Medicine National Institutes of Health” (PubMed). Foram incluídos artigos com método de pesquisa longitudinal, publicados entre 2007 e 2017. Foram excluídos artigos repetidos, de revisão, de caráter qualitativo e que após a leitura dos títulos, resumos e trabalhos completos respectivamente não atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Foram encontrados 3137 artigos. Após aplicação dos critérios de seleção restaram 32 para análise. Os instrumentos mais utilizados para medir o conhecimento do diabético sobre a doença foram: Diabetes Knowledge Questionaire e Diabetes Knowledge Test Os. Todos os artigos analisados avaliaram o conhecimento sobre o diabetes antes e após algum tipo de intervenção educativa sobre a doença. Com exceção de uma publicação, todas as outras evidenciaram aumento do conhecimento sobre o diabetes após a intervenção, além de maior adesão ao tratamento medicamentoso e comportamental. Conclusão: O nível de conhecimento sobre o diabetes nas populações estudadas aumentou após diversos tipos de programas educacionais, melhorando o autocuidado em longo prazo. O instrumento mais utilizado para medir o conhecimento do diabético sobre a doença foi o Diabetes Knowledge Questionaire.

Palavras-chave

Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Exercício físico, Promoção da saúde

Citação