Estilo de vida em acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de educação física da UNISUL

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Data

2013

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Poeta Neto, Heber Lebarbenchon

Orientador

Benedet, Jucemar

Coorientador

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o estilo de vida de acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de Educação Física da UNISUL, campus Pedra Branca, localizado no município da Palhoça, na grande Florianópolis. Trata-se de um estudo transversal com a participação de 83 estudantes (63,9% do sexo masculino e 36,1% do sexo feminino) e idade média de 24,3±4,8 (17,0-35,0) anos. Em relação à amostra, 44 (53,0%) eram alunos iniciantes (1ª e 2ª fase) e 39 (47,0%) eram alunos concluintes (7ª e 8ª fase). Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário "Estilo de Vida Fantástico", e para a análise dos dados estatística descritiva (frequência simples/relativa, média, mediana, desvio padrão), estimando-se razões de prevalência e intervalos de confiança de 95%. Os resultados indicaram que, comparando iniciantes e concluintes, não foram identificadas diferenças estatisticamente significantes entre os comportamentos avaliados. Alunos concluintes relataram em maior proporção que iniciantes os seguintes comportamentos: raramente adotar uma dieta balanceada; percepção do peso acima do considerado normal e comportamentos que expressam pressa. Conclui-se que comportamentos relativos ao estilo de vida são similares entre iniciantes e concluintes. Adicionalmente, alunos concluintes parecem estar mais expostos a um acúmulo de tarefas que pode aumentar a exposição a comportamentos não saudáveis. Sugere-se a implantação de programas por parte das universidades a fim de promover a saúde no contexto universitário

Palavras-chave

Educação física - Estudantes, Estilo de vida - Estudantes

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