Estilo de vida em acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de educação física da UNISUL
Carregando...
Arquivos
Data
2013
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Poeta Neto, Heber Lebarbenchon
Orientador
Benedet, Jucemar
Coorientador
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o estilo de vida de acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de Educação Física da UNISUL, campus Pedra Branca, localizado no município da Palhoça, na grande Florianópolis. Trata-se de um estudo transversal com a participação de 83 estudantes (63,9% do sexo masculino e 36,1% do sexo feminino) e idade média de 24,3±4,8 (17,0-35,0) anos. Em relação à amostra, 44 (53,0%) eram alunos iniciantes (1ª e 2ª fase) e 39 (47,0%) eram alunos concluintes (7ª e 8ª fase). Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário "Estilo de Vida Fantástico", e para a análise dos dados estatística descritiva (frequência simples/relativa, média, mediana, desvio padrão), estimando-se razões de prevalência e intervalos de confiança de 95%. Os resultados indicaram que, comparando iniciantes e concluintes, não foram identificadas diferenças estatisticamente significantes entre os comportamentos avaliados. Alunos concluintes relataram em maior proporção que iniciantes os seguintes comportamentos: raramente adotar uma dieta balanceada; percepção do peso acima do considerado normal e comportamentos que expressam pressa. Conclui-se que comportamentos relativos ao estilo de vida são similares entre iniciantes e concluintes. Adicionalmente, alunos concluintes parecem estar mais expostos a um acúmulo de tarefas que pode aumentar a exposição a comportamentos não saudáveis. Sugere-se a implantação de programas por parte das universidades a fim de promover a saúde no contexto universitário
Palavras-chave
Educação física - Estudantes, Estilo de vida - Estudantes