Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O impacto da pandemia da COVID-19 nos transtornos alimentares
    (2023-06-26) Arthur Rosa Pereira, Mariara Iliáh Kessler
    A pandemia da COVID-19 e o isolamento social impactou a saúde mental da população em geral, em especial para aqueles que já sofriam com transtornos mentais pré-existentes. Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos causados pela pandemia nos transtornos alimentares. A revisão de literatura foi realizada utilizando as bases de dados Google Acadêmico, PubMed e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram incluídos estudos publicados no período entre 2013 e 2023. Os estudos apontam diferentes efeitos em função do tipo de transtorno alimentar, perspectiva individual e ferramentas de apoio utilizadas. Houveram fatores relacionados à piora e agravamento dos transtornos alimentares tais como exposição a tragédias, padrões estéticos e sofrimento psicológico. Por outro lado, os fatores relacionados à melhora incluem tempo extra para planejar refeições e a impossibilidade situacional de comportamentos alimentares disfuncionais.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os efeitos do consumo de aveia no controle glicêmico de pacientes com diabetes mellitus tipo 2
    (2022-12-18) Da Costa, Marina; De Afonso, Evilin
    O Diabetes Mellitus é uma doença metabólica que acomete milhares de pessoas em todo o mundo, tendo relação direta com a alimentação no seu processo de desenvolvimento e/ou tratamento. Alguns alimentos funcionais são estudados por auxiliarem no controle glicêmico de pacientes diabéticos, sendo a aveia um deles. A aveia é um cereal produzido em grande escala, que possui diversas aplicações e variada composição nutricional, rica especialmente em fibras solúveis, responsáveis por parte dos benefícios à saúde humana. O presente estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre os efeitos do consumo de aveia no controle glicêmico de pacientes acometidos pelo Diabetes Mellitus tipo 2. Tratou-se de uma revisão da literatura por meio de busca eletrônica em diferentes bancos de dados. Foram incorporados sete artigos na língua portuguesa, que demonstram as propriedades da aveia para o controle glicêmico de pacientes acometidos pelo Diabetes Mellitus tipo 2.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os efeitos da suplementação de glutamina nas doenças inflamatórias intestinais
    (2022-12-12) Maliuk, Luana; Aleixo, Kimberli; Flores, Luana
    Introdução: As DII são doenças crônicas do trato gastrointestinal representadas pelas Retocolite Ulcerativa Idiopática e Doença de Crohn. Quando não tratadas corretamente, estão associadas a complicações no estado nutricional do paciente. Estudos sugerem que a suplementação de glutamina pode trazer benefícios que auxiliam no tratamento de RCUI e DC. Objetivos: Identificar os efeitos da suplementação de glutamina e comparar estudos clínicos sobre os efeitos da suplementação da mesma nas DII. Metodologia: Realizou-se uma revisão da literatura, qualitativa, não sistemática, com artigos obtidos por meio de bancos de dados online. Resultados: Foram selecionados nove artigos científicos para compor a discussão dessa revisão. O estudo analisou os efeitos da suplementação de glutamina em pacientes portadores de DII. O estudo realizado permitiu concluir que, apesar de a glutamina ser um suplemento que auxilia na saúde intestinal, para o tratamento de DC e RCU, ainda não há evidências científicas de sua eficácia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A correlação da doença de alzheimer com diabetes tipo 2 e o papel da nutrição como prevenção
    (2022-12-15) De Freitas, Adilar; Dos Santos, Emili
    Introdução: A doença de Alzheimer caracteriza-se por um declínio progressivo da memória e funções cognitivas, causando alterações no comportamento e na capacidade funcional. Estudos clínicos e epidemiológicos recentes, sugerem uma correlação entre a doença de Alzheimer e o Diabetes Mellitus tipo 2. Objetivos: Investigar na literatura científica os principais mecanismos fisiopatológicos da doença de Alzheimer e sua relação com o Diabetes Mellitus tipo 2, bem como o papel da nutrição na proteção e tratamento destas condições. Métodos: Tratou-se de uma revisão da literatura, qualitativa, não sistemática, que contou com artigos científicos obtidos por meio das plataformas eletrônicas: SciELO, PubMed e Google acadêmico. Resultados: Foram selecionados 26 artigos, sendo 23 revisões da literatura e 3 estudos originais. Esse estudo analisou a relação entre as doenças e os principais mecanismos fisiopatológicos em comum, além de abordar os nutrientes envolvidos, e os principais tipos de dietas para prevenção da doença e/ou atraso neurodegenerativo. Conclusão: Os artigos analisados apresentaram evidências de que há correlação entre a doença de Alzheimer e o Diabetes Mellitus tipo 2, sendo que o diabetes parece estar relacionado à piora da função neuro cognitiva, reforçando a hipótese de que pacientes acometidos por Diabetes Mellitus tipo 2 apresentam maior risco para complicações da doença de Alzheimer. Dietas anti-inflamatórias, a oferta de vitaminas antioxidantes e compostos bioativos, e a adoção de um estilo de vida saudável podem auxiliar na neuro proteção, sendo de extrema importância a avaliação nutricional destes pacientes, visando o diagnóstico precoce de deficiências nutricionais.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Ação imunomoduladora da arginina, glutamina e ômega 3
    (2022-06-23) Krüger, Isadora Liz; Lamim, Andrea Christiane; Mota, Yasmin Pereira
    Os nutrientes imunomoduladores, também chamados de imunonutrientes, são aqueles que têm ação de modular o sistema imunológico, melhorando o mecanismo de defesa Em determinados pacientes de estado crítico, existe uma necessidade extrema de uma resposta imunológica otimizada, devido à carência de um gerenciamento eficaz dos nutrientes necessários para as células que participam deste processo de imunonutrição. A administração adequada desses imunonutrientes age em benefício do sistema imunológico, e é um dos fatores de extrema importância para o sucesso no processo de recuperação da saúde do paciente. Assim, esse artigo teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre os seguintes imunonutrientes, arginina, glutamina e ácido graxo ômega-3, suas utilizações e recomendações na prática clínica, seus benefícios e contra indicações em pacientes em estado crítico. A coleta das informações foi realizada através de buscas eletrônicas por meio do uso das bases de dados: PubMed, Google Acadêmico, SciELO e Lilacs. Foram selecionados artigos em português, espanhol e inglês, com informações sobre o uso de imunonutrientes na área clínica. Após a pesquisa dos artigos, foi feita a conceituação de sistema imune, pacientes críticos, os imunonutrientes, as vias de utilização e os mecanismos imunológicos envolvidos em pacientes críticos e a influência do estado nutricional no tratamento de pacientes críticos. Através da realização deste trabalho procuraram-se atualizações sobre o tema, novas perspectivas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Relação entre o microbioma intestinal e a depressão
    (2022-06-23) Abreu, Ingrid Pereira de; Vicenzi, Ianca Carolina de Lima Pereira
    A depressão é um transtorno psiquiátrico comum nos dias atuais. No Brasil, a depressão já afetou cerca de 11,5 milhões de pessoas (5,8% da população). Dentre os possíveis tratamentos da doença, estudos têm demonstrado que o equilíbrio do microbioma intestinal também pode influenciar a saúde mental, contribuindo na melhora dos sintomas da depressão. O termo microbioma, refere-se a comunidade de microrganismos, incluindo seus genomas, presentes na microbiota, composto pelos filos Firmicutes, Bacteroides, Probacteria e Actinobacteria. O desequilíbrio desta comunidade microbiana, é denominada como disbiose. O presente trabalho teve como objetivo revisar na literatura científica a relação entre o microbioma intestinal e a depressão. Neste contexto, os trabalhos demonstram forte conexão entre o nervo vago intermediando a comunicação entre o intestino e o cérebro, além da influência na produção de neurotransmissores no intestino, que se relacionam com a depressão, como a serotonina. E ainda, um fator que muito contribui com a transmissão correta de sinais ao longo do eixo intestino-cérebro, é um padrão de alimentação saudável, evitando o desequilíbrio microbiano intestinal.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Suplementação de creatina em praticantes de treinamento de força
    (2022-06-23) Pizolatto, Gabriela Brandao; Burim, Celha Regina; Pietro Bom, Juliana Toledo
    O suplemento creatina vem sendo utilizado como recurso ergogênico, por demonstrar efeitos em atletas e praticantes de treinamento de força que buscam um bom condicionamento físico e uma melhor performance no exercício. O presente trabalho teve como objetivo revisar a literatura científica sobre a suplementação de creatina em praticantes de treinamento de força, com base nos artigos revisados na plataforma de pesquisa Google Acadêmico e Scielo. Em virtude dos estudos apresentados, podemos afirmar que a suplementação de creatina quando utilizada corretamente, potencializa o ganho de forca muscular, ademais, podem apresentar resultados positivos no aumento de massa muscular e condicionamento físico do atleta.